Obama nomeia secretário encarregado de Assuntos Africanos
O presidente americano, Barack Obama, nomeou o ex-embaixador dos Estados Unidos no Quênia, Johnnie Carson, um afro-americano, para o posto de secretário de Estado adjunto encarregado dos Assuntos Africanos, em substituição de Jendayi Frazer.
Publicado 24/03/2009 12:06
Esta nomeação deverá ser confirmada pelo Senado americano, que vai levar a cabo uma investigação sobre o ex-embaixador do Quênia, de 1999 a 2003, onde ele deixou uma reputação de diplomata rigoroso.
Obama declarou que Carson e um grupo de altos funcionários da administração juntaram-se a ele “num momento crucial” da história do seu país num contexto de crise econômica que afeta o país.
“Este grupo de altos funcionários americanos juntou-se à minha administração num momento crítico da história da nossa nação”, declarou Obama num comunicado publicado sexta-feira passada.
Carson, diplomata que tem mais de 37 anos de experiência, serviu em vários países de África, incluindo Uganda, de 1991 a 1994, e Zimbábue, de 1995 a 1997.
Desde 2006, ele ocupava o posto de alto responsável dos serviços secretos no Conselho de Inteligência Nacional.
A tarefa mais imediata do embaixador Carson será levar a cabo a política imperialista americana em Darfur, em seguida à ordem de prisão dada contra o presidente sudanês, Omar el-Bashir, pelo Tribunal Penal Internacional (TPI).