Sem categoria

Rivais de Jarbas comemoram críticas dele ao Bolsa Família

Os adversários do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), o que inclui uma vasta fatia de seu próprio partido e os partidários do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acreditam que o pernambucano deu a chance que se aguardava para minar o seu

Ao mencionar essa referência de Vasconcelos ao Bolsa Família, em sua passagem nesta segunda-feira (23) por Pernambuco, o presidente Lula atirou com precisão no alvo que incomodava os estrategistas da aliança do PT com o PMDB para a disputa presidencial no próximo ano. As recentes declarações do senador pernambucano, que atribuiu ao PMDB o ânimo de praticar atos de corrupção, foram encaradas como uma tentativa de enfraquecer a ala do partido que apoia a candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, à Presidência da República.
 


O Bolsa Família será um dos grandes temas da campanha eleitoral de 2010. O programa assistencial destinado às camadas mais pobres da população é considerado um dos principais responsáveis pela popularidade do governo Lula e por sua reeleição ao cargo, em 2006. O Bolsa Família é particularmente importante no Nordeste, onde é visto como uma das alavancas para o aumento do consumo na região e uma resposta às carências sociais de sua população.
 


A ministra Dilma Rousseff deverá utilizar o programa como peça central de sua campanha para suceder o presidente Lula. Apontar os rivais políticos como adversários da iniciativa será uma arma poderosa no discurso de campanha. É nessa teia que, acreditam seus inimigos políticos, o senador Jarbas Vasconcelos foi apanhado, com reflexos também para a campanha do próprio governador José Serra à Presidência da República. No Nordeste, já foi semeado o terreno para marcá-los como inimigos do Bolsa Família.



Agência Estado