Senador Inácio Arruda propõe que Gasoduto passe pelo Ceará

O senador Inácio Arruda estará hoje (24.03) com o presidente da Petrobrás, Sérgio Gabrielli.. Inácio quer garantir que o Gasene, gasoduto que interliga o Sudeste do País com o Nordeste, passe pelo Ceará, conforme prevê o projeto inicial da Estatal. Segund

“O interesse conjunto dos demais estados do Nordeste contemplados pelo projeto inicial do Gasene facilitará para que a Petrobras estenda o gasoduto até o Maranhão”, justificou o senador cearense. Conforme disse, ele já manteve contato com parlamentares do Rio Grande do Norte, por exemplo, para que o empreendimento seja prolongado aos demais estados da Região, que segundo ele, também possuem grande demanda de gás. “Além do que, o Gasene é uma obra que gera empregos e vai dinamizar a economia de todo o Nordeste´, afirma.


 


Resfriamento


 


Inácio vai conversa ainda com Gabrielli sobre o aproveitamento do terminal de regaseificação que a empresa implanta no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, para garantir o resfriamento de frutas e pescados em galpões naquele local, incrementando, dessa forma, as exportações cearenses desses produtos. “O gás liquefeito que chega ao terminal de regaseificação da Petrobras no Pecém vem a uma temperatura de mais de 130 graus negativos. Para manter o combustível nesse estado, em estoque, é necessária uma troca constante de calor com o mar. Então, porque não aproveitar esse frio que vem do gás que está liquefeito para resfriar estes galpões e assim realizar a troca de calor com essa finalidade, em vez de desperdiçá-la no mar?”, questiona Arruda. “A proposta é aproveitar o que vai estar ali disponível. Eu só preciso que o Gabrielli perceba esse potencial que vai estar à disposição”, argumenta o parlamentar.


 


Fonte: Assessoria de Imprensa do Senador Inácio Arruda