Jana Sá: PCdoB, 87 anos de luta consciente

O Partido Comunista do Brasil comemora 87 anos de vida com uma história atrelada às lutas políticas e sociais do povo brasileiro. É, hoje, o partido mais antigo, mas também o mais maduro e consciente dos desafios de sua luta. E isso se reforça com o re

Pois que nestes atos e em nossas ações não nos esquecemos dos que dedicaram suas vidas para que o PCdoB chegasse até aqui. Nossas homenagens a esses companheiros não devem ficar apenas em falas, devem se expressar no compromisso de seguir adiante com a luta.


 


Que o gabinete do Vereador George Câmara, onde foi descerrada a placa dos companheiros Glênio Sá e Alírio Guerra, seja um espaço para que todos que ali passarem reflitam um pouco mais sobre sua vida e sua luta e que nesta reflexão criem forças para também lutarem por um mundo melhor, mais justo, mais igualitário, enfim, por um novo modelo de sociedade.


 


Que possamos pensar no futuro sem jamais esquecer o passado. Porque este é o partido dos insurretos de 1935; dos reorganizadores revolucionários de fevereiro de 1962; dos guerrilheiros do Araguaia; dos comunistas que resistiram à ditadura; de todos os que mantiveram a luta até os dias atuais. Este é o Partido de Alírio Guerra. Este é o Partido de Glênio Sá, idealista que marcou a história do PCdoB.


 


Homem de coragem e invejável confiança no futuro socialista do mundo, Glênio Sá ajudou na construção da História do Partido quando participou ativamente dos movimentos estudantis no Ceará, entre os anos de 1966 e 1968; quando participou da guerrilha do Araguaia, na década de 70; quando resistiu à ditadura militar; quando participou da luta pelas Diretas; quando lutou pela aprovação da Lei de Anistia; quando lutou pela reestruturação e legalização do PCdoB no seu Estado, o Rio Grande do Norte.


 


Que essa longa jornada de luta consciente de 87 anos jamais seja interrompida.


 


por Jana Sá – de Natal