Maranguape livre da dengue

Até o início de abril deste ano, nenhum caso de dengue foi confirmado no município. Para afastar de vez a doença, a Prefeitura de Maranguape realiza uma série de mobilizações para eliminar os criadouros do mosquito aedes aegypti. Uma das ações de mobiliza

A Campanha Maranguape Unido Contra a Dengue foi lançada no dia 6 de fevereiro. Entre as ações estratégicas, a distribuição de panfletos em locais de grande movimentação como rodoviária, mercado e praças; Blitz Educativa em frente à Prefeitura e o Laboratório de vivência do mosquito com apoio do NUVET (Núcleo de Vetores da Secretaria de Saúde do Estado) na Praça da Liberdade, com orientações preventivas sobre dengue e panfletagem.



As ações preventivas não páram como a realização de multirões de limpeza em fundos de quintais em parceria com a Secretaria de Infra-Estrutura, Desenvolvimento Agrário e Meio-Ambiente (SIDAM), coleta de lixo em terrenos baldios e monitoramento mais intenso das visitas dos agentes de endemias e de saúde do município.



Além disso, a Secretaria de Saúde do município descentralizou a coleta de sangue (sorologias) para zona rural e organizou o atendimento no hospital municipal com triagem seletiva para os casos suspeitos de Dengue. Foi criado o Plano Municipal de Contingência da Dengue do Município.



São parceiros da Secretaria de Saúde na ação Maranguape Unido contra a Dengue as secretarias de Educação, de Infra-estrutura, Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente (SIDAM), do Trabalho e Desenvolvimento Social, Guarda Municipal e Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura (FITEC).


 


Fonte: Prefeitura de Maranguape