Festa comemora 80 anos de Tereza Costa Rêgo

A emoção tomou conta do restaurante e galeria Olinda Sítio das Artes, na noite desta terça-feira (05). Uma homenagem promovida pela PCdoB, juntamente a amigos e familiares, comemorou os 80 anos de vida de Tereza Costa Rêgo. Ela é considerad

“Tereza continua contemporânea”, foi a frase que mais se ouviu num vídeo editado pelo PCdoB em homenagem à artista. Em pouco mais de 12 minutos, a peça em audiovisual trouxe entrevistas com amigos, e por que não admiradores, que ressaltaram passagens da vida dessa “comunista das antigas”, como gosta de se intitular.


 


Nessas oito décadas, Tereza construiu uma história em que arte e militância política se confundem. Desde pequena se encantou pela pintura e expressões artísticas, mas foi o relacionamento com o ex-dirigente comunista Diógenes Arruda que definiu a sua forma de luta.


 


“A arte dela denuncia”, afirmou Luciano Siqueira, em seu depoimento. Já a ex-prefeita de Olinda, Luciana Santos, relatou o seu primeiro encontro com Tereza Costa Rêgo. “Na época (1992), eu era candidata à vereadora e Alanir Cardoso me mandou conversar com Tereza que é a viúva de Diógenes Arruda. Aquilo, para mim, foi um impacto porque eu ia conhecer a mulher daquele que foi um dos grandes organizadores e formadores do Partido Comunista do Brasil”, declarou.


 


Apesar da idade, Tereza Costa Rêgo carrega consigo a vivacidade e a coragem de uma menina. Características que não seguraram a emoção ao ver a festa preparada pelos comunistas, amigos e familiares.


 


Do Recife,
Daniel Vilarouca