Encontro da Juventude do PCdoB/BA define plano de atuação para 2009
A aprovação do planejamento da secretaria da Juventude para 2009 foi a principal resolução do encontro líderes dos movimentos sociais da juventude do PCdoB no último sábado (16/05), na capital baiana. “A juventude é um segmento estratégico,
Publicado 18/05/2009 18:21 | Editado 04/03/2020 16:20
Cerca de 100 pessoas estiveram reunidas, debatendo os rumos da política de juventude do PCdoB, com representações de 20 cidades nas quais o partido tem forte militância, a exemplo de Salvador, Vitória da Conquista, Simões Filho, Camaçari, Lauro de Freitas, Itabuna, Porto Seguro, Juazeiro, Morro do Chapéu e Cruz das Almas. Integrantes do secretariado, do comitê central e presidentes municipais do partido marcaram presença.
“Um partido como o PCdoB precisa de um forte trabalho de juventude para conseguir dar resposta a uma série de questionamentos; não só em defesa de uma sociedade mais justa e acerca do papel da juventude, como também para fortalecer a nossa própria organização”, defendeu o presidente do partido em Vitória da Conquista, Antônio Marcos. É justamente nesta linha que o encontro apontou, também, a necessidade de investimentos em mais quadros para direcionar a militância na tarefa política de construção e fortalecimento da UJS.
“É importante a participação da direção geral do partido para assegurar um acompanhamento cotidiano, sob a responsabilidade de secretários responsáveis especificamente pela juventude”, ressaltou o presidente do Conselho Estadual de Juventude e da UJS/BA, Juremar Oliveira.
A elevação do grau de tratamento da política da juventude dentro do partido foi palavra de ordem “A nossa expectativa é que, após esse encontro, o envolvimento dos comitês municipais se eleve a um novo patamar”, confessou Ângela. O discurso foi endossado pelos demais participantes, ratificando o comprometimento do PCdoB com o segmento jovem. “A juventude representa o futuro do partido”, atestou o presidente em Simões Filho, Antônio Pereira da Silva, o Gavião. “Os quadros mirins de hoje serão os grandes quadros de amanhã, por isso a importância de os comitês municipais participarem com mais frequência das atividades, assim como os dirigentes darem atenção desde a orientação até o incentivo de forma geral”, endossou Gavião.
O encontro destacou, ainda, a definição do envolvimento do partido na disputa do congresso da UNE e da UEB. “O partido capitaliza influência nas universidades para o debate em torno da campanha, e é em cima dessa influência que pretendemos eleger os delegados para os dois congressos”, informou Juremar Oliveira. O encontro da União Nacional dos Estudantes será de 15 a 19 de julho, em Brasília e, na sequência, de 30 de julho a 1º de agosto, o da União dos Estudantes da Bahia.
De Salvador,
Camila Jasmin