Sem categoria

China estuda reajuste em programa elétrico nuclear

O diretor do Departamento de Assuntos Sintéticos da Administração Estatal de Energia da China, Zhou Xi'na, informou, nesta sexta-feira (22) em Pequim, que a China está pesquisando o reajuste do programa de desenvolvimento elétrico nuclear a fim de esti

Zhou assinalou no 5º Fórum de Estratégia Energética de Alto Nível da China, realizado hoje, que “o período de ouro” do desenvolvimento elétrico nuclear no país “já chegou”.



Um grupo de especialistas no segmento tem sido formado. Isso demonstra que os investimentos feitos pela China nesta área tem surtido resultado.



Recentemente, o governo chinês anunciou que investirá US$ 9,2 bilhões em 11 programas de pesquisa tecnológica para comunicações ou energia, entre outros setores.



No setor de energia, o Conselho de Estado (órgão executivo) especificou o desenvolvimento de grandes jazidas de petróleo e gás, tecnologia nuclear avançada através de reatores de água a pressão e reatores de alta temperatura resfriados com gás.



O investimento, aprovado no início de maio pelo Conselho de Estado será realizado até o final de 2010 e o Governo espera que as empresas se envolvam e forneçam recursos.