Paraguai: Lugo destitui comando militar
O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, destituiu nesta quinta-feira os comandantes do Exército, da Marinha e da unidade de Engenharia do Exército por terem permitido a realização de um encontro de jovens esquerdistas sul-americanos em um
Publicado 22/05/2009 12:28
A decisão foi anunciada em um comunicado divulgado pelo governo. O general Alfredo Machuca cedeu lugar na chefia do Exército ao general Oscar Velázquez.
Na Marinha, o contra-almirante Rubén Valdez foi substituído por Claudelino Recalde. Também houve mudança no comando da unidade de Engenharia, com a troca de Felipe Cañete por Roberto Bareiro.
A Constituição do país proíbe que militares participem ou promovam atividades políticas e partidárias em instalações das Forças Armadas.
A reunião, chamada de II Encontro de Jovens Progressistas da América Latina, foi realizada na base do Comando de Engenharia do Exército, com mais de mil presentes.
O local foi decorado com cartazes e bandeiras que remetiam a ícones da esquerda latino-americana, como o guerrilheiro Ernesto Che Guevara, e a partidos políticos da coalizão governista paraguaia.
O contra-almirante Valdez afirmou que a autorização para o encontro teria sido dada pelo próprio presidente Lugo. A imprensa local, por sua vez, divulgou um panfleto que foi distribuído no qual há a informação de que o encontro havia realmente ocorrido com o aval do mandatário.
Ao ser informado sobre a realização do congresso, Lugo expressou “total rejeição e desaprovação ao uso de unidades militares para manifestações políticas”.
Fonte: Ansa