Passeata pelas “30 Horas Já” reúne cerca de mil enfermeiros
Após a passeata em defesa da Petrobrás, no dia 21, a Avenida Rio Branco foi novamente palco de uma grande manifestação. No final da tarde, cerca de mil enfermeiros tomaram as ruas para conscientizar a população sobre a importância da regulamentação da jor
Publicado 22/05/2009 19:34 | Editado 04/03/2020 17:04
A passeata convocada pelo Coren/RJ, o Sindicato dos Enfermeiros do Rio, a Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) e o Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem do Município do Rio foi marcada pela irreverência dos estudantes dos cursos de enfermagem, que compareceram em grande número para prestigiar o evento.
Os manifestantes caminharam pela Av. Rio Branco, saindo da Candelária em direção à Cinelândia, onde houve um grande ato-show com as participações de Dona Ivone Lara, enfermeira aposentada, e Mart`nália. A Guarda Municipal e a Polícia Militar deram apoio ao movimento, que transcorreu sem anormalidades.
O ato público marcou o encerramento da 70 ª Semana Brasileira de Enfermagem e contou com a adesão dos profissionais, alunos e líderes sindicais ligados à enfermagem.
Caravanas de diversas cidades foram formadas por alunos e profissionais de enfermagem. Distribuídos em grupos, os futuros enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem se concentraram na Candelária a partir das 15h. Eles exibiram faixas, cartazes e galhardetes onde se lia “30 Horas Já” para chamar a atenção da população. Algumas pessoas demonstraram apoio ao movimento, empunhando camisetas brancas das janelas de um prédio localizado na esquina da Av. Rio Branco com a Rua da Assembleia.
A presidente da Junta Interventora do Coren/RJ, Rejane de Almeida, comemorou o sucesso da manifestação, segundo ela, “um marco na história da enfermagem no Rio”.
No início da noite, Dona Ivone Lara, que se aposentou como enfermeira em 1977, emprestou sua voz para animar a festa de encerramento da Semana Brasileira de Enfermagem juntamente com Mart`nália, num palco montado diante da escadaria da Câmara dos Vereadores do Rio.
Também estiveram presentes ao evento, o presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Rio, Pedro de Jesus; o presidente nacional da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiras Obstetras (Abenfo), Herdy Alves; a presidente da Aben-RJ, Iraci França, além de funcionários do Coren e demais membros da Junta Interventora da autarquia fluminense.
Com informações do Coren/RJ