A ampliação das pistas da Marginal Tietê está na contramão do desenvolvimento sustentável da cidade
Ao mesmo tempo em que a cidade de São Paulo dá um passo à frente nas questões ambientais com a promulgação da lei sobre a Política Municipal de Mudanças Climáticas (lei nº 14.933/09) para atenuar uma mudança do clima, tentando alcançar a estabilização das
Publicado 24/06/2009 16:56 | Editado 04/03/2020 17:18
Lembramos que a Política Municipal de Mudança do Clima propõe uma articulação institucional entre os governos municipal e estadual, sociedade civil e setor empresarial e acadêmico com a finalidade de atenuar a emissão dos gases de efeito estufa.
Entre as propostas da Política Municipal estão: realizar campanhas de esclarecimento; priorização da circulação do transporte coletivo sobre o transporte individual; ampliação da oferta de transporte público e estímulo ao uso de meios de transportes menos poluentes; estímulo ao transporte não-motorizado.
Deve ser também prioridade do Poder Público a implantação de corredores e faixas exclusivas de ônibus coletivos e trólebus; o planejamento e implantação de faixas exclusivas para veículos, com 2 (dois) ou mais passageiros.
Essas e outras propostas se chocam com a proposta do governo do estado de colocar mais veículos para circular, retirando da cidade mais de cem mil mudas de árvores e impermeabilizando 19 hectares de área marginal ao rio Tietê, portanto, passíveis de serem inundadas em momentos de pesadas chuvas. Já é constatado o erro urbanístico da cidade de se ter impermeabilizado várias áreas de várzeas de rios no município de São Paulo, não deixando suas margens vazias para a época de cheias. Esse erro tornou-se estrutural e irreversível, dada a ocupação e a densidade dessas áreas ocupadas.
E agora, vamos persistir nesse erro? E quando as fortes chuvas chegarem visualizaremos o rio Tietê virar mar e carros boiando na correnteza causando perdas materiais e humanas. É isto que queremos para o futuro de São Paulo?
Não é isso que queremos! Existem alternativas! Como por exemplo: a limitação de horários para caminhões de passagem pela cidade, vias paralelas internas aos bairros ao norte e ao sul do rio; e, principalmente, medidas de maior investimento na operação de trânsito e, acima de tudo, de otimização e ampliação do transporte coletivo; além da implementação das medidas propostas na Política Municipal de Mudanças Climáticas.
Jamil Murad é Vereador, Líder da Bancada do PCdoB na Câmara Municipal de São Paulo, membro do Comitê Estadual e do Comitê Central do PCdoB