CHE, O ARGENTINO em cartaz no Metrópolis da UFES

O longa está em cartaz no Cine Metrópolis da Universidade Federal do ES (UFES) às 20h:50min, segue a história do triunfo de Che Guevara, de médico a comandante e herói revolucionário de Cuba e da América Latina, e de Fidel Castro na revolução cubana, m

A história se passa em 26 de Novembro de 1956, quando Fidel Castro vai de barco para Cuba com um pequeno exército de rebeldes. Um destes rebeldes é Ernesto ''Che'' Guevara, médico argentino que divide um objetivo com Fidel: derrubar a ditadura corrupta de Fulgencio Batista e depois levar a revolução para toda a América Latina. Che se mostra um lutador indispensável e rapidamente compreende e controla a arte da guerrilha armada. Sua dedicação à luta faz com que seja acolhido por seus companheiros e pelo povo cubano.


 


Raramente se pode assistir uma obra desta qualidade nos cinemas capixabas. Boicotado pelos cinemas comerciais locais, como de costume para este tipo de cinema de alta qualidade artística, o filme somente entrou em cartaz no Cine Metrópolis da UFES. Ele é uma narrativa séria da trajetória de um verdadeiro revolucionário comunista. Demonstra com riqueza de detalhes todo processo de aprendizagem da disciplina revolucionária que um militante comunista deve ter numa luta desta envergadura. É um exemplo a ser seguido!


 


Esta primeira parte do filme foi baseado no livro do próprio Che Guevara “Passagens da Guerra Revolucionária” (Ernesto Che Guevara – Pasajes de la Guerra Revolucionaria) uma segunda parte ja está disponível na internet. Este primeiro está em cartaz no Cine Metrópolis da UFES no único horário das 20h:50min e  tem a direção de Steven Soderbergh, com elenco composto por Benicio Del Toro, Julia Ormond, Rodrigo Santoro, María Isabel Díaz, Demián Bichir, Ramon Fernandez. País: Espanha/ EUA/ França, 2008, com duração de 131 minutos.


 


Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=EDiGdO4ZxwQ


 


 


 


*Ricardo Tristão é graduando em Ciências Sociais na UFES.


 




* Opiniões aqui expressas não refletem, necessariamente, a opinião do site.