Deputado Lula Morais comenta sobre benefícios da redução da jornada de trabalho

O deputado Lula Morais (PCdoB) destacou durante a sessão desta quarta-feira (01/07), a aprovação, pela Comissão Especial de Assuntos Econômicos da Câmara Federal, da proposta de emenda parlamentar (PEC) que reduz a jornada de trabalho de 44h para 40h sema

Segundo Lula, a redução vem em momento oportuno, pois vai gerar mais emprego em plena repercussão da crise financeira internacional. A expectativa, conforme estudo feito pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos (Dieese), é de que 2,5 milhões de vagas sejam criadas. Além disso, os acidentes em serviço vão diminuir e a qualidade de vida do trabalhador deve melhorar, conforme o socialista. “As pessoas terão mais tempo para lazer e capacitação”, previu.


 


Lula lembrou que apenas duas vezes na história do Brasil a jornada de trabalho foi reduzida: em 1943, com a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), e em 1988, com a Constituição Federal, que decresceu de 48h para 44h semanais. De acordo com o parlamentar, a mobilização agora é para garantir os 308 votos. “A gente espera (ter o apoio) e o trabalhador aguarda ansiosamente”, considerou.


 


Em apartes, os deputados Artur Bruno (PT) e Tomás Figueiredo (PSDB) complementaram o pronunciamento de Lula. O petista comemorou a aprovação da PEC na Comissão por tratar-se de uma luta secular de centrais sindicais. “Mas já tem empresário dizendo que o Brasil vai quebrar. Isso me lembra muito a abolição da escravatura, quando diziam a mesma coisa”, pontuou.


 


Bruno ponderou que, mesmo com a diminuição da jornada, o Brasil ainda é um dos países com a maior carga do mundo. A média dos países considerados desenvolvidos é, segundo o deputado, de 36h, 38h ou, no máximo, 40h. “Mas acho que é um grande avanço. Vai levar o Brasil à modernidade”, acreditou.
Já Tomás pediu que o Governo Federal adote alguma medida para evitar que os rumores de “quebra” espalhem-se. E sugeriu que, paralelo a isso, se modernize as leis trabalhistas e desonere sua própria folha de pagamento. “O Governo tem plena condição de fazer”, assegurou.


 


CPI: Depoimento adidado


 


Lula Morais informou ainda que o depoimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na CPI do aumento da tarifa de energia elétrica não vai mais acontecer nesta quarta, às 15h, como o agendado. Ontem à noite, o órgão comunicou que nenhum de seus diretores poderia comparecer por já terem audiências públicas em outros estados. Lula classificou o fato como um “desrespeito ao Parlamento e à sociedade cearense”. A Agência comprometeu-se a enviar um representante no próximo dia 08/07.



Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL