373 transplantes já foram realizados no Ceará este ano

Nos seis primeiros meses deste ano foram realizados 373 transplantes de órgãos e tecidos no Ceará. Mais do que no primeiro semestre de 2008, quando o total ficou em 310 transplantes. O balanço positivo de doação e transplante foi divulgado pela Central de

De janeiro a junho de 2009 a maioria dos transplantes foi de córneas e rins. Saíram da fila de espera por córneas 215 pessoas. Ficaram livres do sofrimento da hemodiálise e receberam rins saudáveis 101 pessoas. Fígado vem em terceiro lugar, com 40 transplantes. Onze pessoas receberam um coração novo.


 


A meta da Secretaria da Saúde do Estado é bater novo recorde de transplantes este ano. Em 2007 o total de transplantes chegou ao recorde de 618, contra os 446 feitos em 2006. Em 2008, o recorde atingiu o recorde de 739 transplantes. “Este ano queremos chegar mais longe, realizar mil transplantes, contribuindo assim para que mais pessoas recebam órgãos e tecidos novos e tenham mais saúde, mais qualidade de vida”, afirma o Secretário da Saúde do Estado, João Ananias.


 


Para o Secretário, as ações de mobilização social são fundamentais para despertar na população o espírito de doação. Ele destaca as ações contínuas das associações de transplantados como essenciais para aumentar as doações de órgãos. Este ano, com apoio da Sesa, as associações de transplantados promoveram movimentos de sensibilização e prestação de serviços na Praça do Ferreira, em Fortaleza, e nos bairros Carlito Pamplona, Otávio Bonfim e Barra do Ceará. No próximo dia 31 de julho estarão no Pólo de Lazer da Sargento Hermínio, das 8 às 12 horas.


 


Na lista de espera por órgãos, córneas e medula óssea há 942 pessoas. O tempo médio de espera varia de dois a 21 meses, dependendo do órgão ou tecido. O menor tempo é o de coração – dois meses. A espera é maior para córnea – 21 meses.


 


Fonte: Assessoria de Imprensa da Sesa