Trabalhadores rurais: mobilização garante conquistas

Seis mil trabalhadores rurais ocuparam a frente do Palácio das Princesas, no Grito da Terra de Pernambuco. A manifestação ocorreu na tarde desta terça-feira. O governador Eduardo Campos, o secretário das Cidades, Humberto Costa; e o secretário de Articula

A caravana veio de cidades da Zona da Mata, do Sertão e do Agreste. Os itens de reivindicações entregues ao governo incluem, além da reforma agrária, mais delegacias para a mulher, assistência técnica nas áreas de assentamento, criação do Instituto de Terras de Pernambuco, cumprimento dos direitos da terceira idade, geração de empregos e renda rural, seguro desemprego para trabalhadores rurais temporários, habitação, telefones públicos nas comunidades, políticas para a juventude rural, segurança alimentar e nutricional e comercialização dos produtos da agricultura familiar. A pauta deu conta da maturidade do sindicalismo rural.


 


Diante de milhares de bandeiras e faixas na frente do palácio, o cerimonial determinou que fosse instalado um microfone com caixas de som. Ao fim dos entendimentos, a comissão desceu tendo à frente o governador Eduardo Campos. Não foram poucos os aplausos. Em discurso, Eduardo Campos assumiu o compromisso de criar o Instituto de Terras de Pernambuco, em apoio à exigência de reforma agrária; prometeu melhoras no Programa Chapéu de Palha, criado no governo de Miguel Arraes; acenou com a construção de moradias rurais e reforçou a ideia de trabalhar junto com a Fetape.


 


A diretora de Coordenação das Mulheres da Fetape, Maria Aparecida de Melo, disse que, conforme os entendimentos, “serão criadas novas delegacias para as mulheres, aumento e contratação de técnicas para o IPA” – Instituto de Pesquisa Agrícola. Acrescentou que nos próximos dez dias continuarão as negociações com o governo. Sobre quem comporá a direção do Instituto de Terras de Pernambuco, “o governador vai chamar a Fetape, para conversar sobre quem ficará à frente do instituto”, adiantou.


 


Fonte: site do Vereador Luciano Siqueira