Aleitamento: Meta da Secretaria de Saúde do Estado é reduzir índice de mortalidade infantil

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) pretende reduzir o índice de mortalidade infantil no Ceará de 16,2 para 14 óbitos por 1.000 nascidos vivos até o fim do próximo ano. Um dos focos de atenção é o aleitamento materno, fator fundamental para reduzir a m

Segundo o secretário executivo Raimundo Arruda Bastos, o Estado está investindo em estrutura física e capacitação dos profissionais de saúde para atingir essa meta. Ontem, foi realizado o I Encontro Estadual de Aleitamento Materno, com gestores e profissionais de saúde.


 


A ação prioritária é ampliar o atendimento. “Existem oito policlínicas em construção no Interior” afirmou Arruda. Nos últimos 14 anos, o Ceará reduziu a incidência de mortalidade infantil em 79,75%, o melhor desempenho do País.


 


A maior dificuldade em convencer as mães está na desinformação. “Muitas mulheres acham que o bebê só deve se alimentar a cada três horas, mas é normal que o bebê mame de hora em hora, o que não significa que o leite industrializado sustente mais”, esclarece Diva. A OMS recomenda manter o leite materno como alimento exclusivo até os seis meses.