Gutemberg Dias: Precisamos lutar pelo fortalecimento do SUS

A Constituição Federal de 1988 estabeleceu as bases para a universalisação da saúde no Brasil, onde ricos e pobres, negros e brancos, homens e mulheres… passaram a ter acesso a uma infinidade de procedimentos finaciado pelo poder público. E, em 1990 foi

Precisamos lutar pelo fortalecimento do SUS pois ele se constitui na atualidade como o melhor e maior programa de política pública social  já aplicado no Brasil. O SUS atende indiscriminadamente qualquer cidadão brasileiro e se encontra estabelecido em todos os entes federativos de nossa república. Essa aplitude estar alicerçada nos seguintes princípios: caráter público, universal, igualitário e participativo.


 


O caminho para o fortaleciento do SUS passa por maiores investimentos, gestão moderna exercida pelo poder público e regulamentação dos serviços de saúde ofertados pela inciativa privada. Ainda, se faz necessário igualmente fortalecer a Seguridade Social, garantido o preceito constitucional de acesso universal à proteção social.


 


O SUS procura suprir a todos os brasileiros, inclusive aqueles que tem planos de saúde privados, o direito saúde. Basta ver que é esse sistema que disponibiliza a povo os procedimentos de alta complexidade, prover tratamento para pessoas com câncer e submetidos a diálise, executa quase em sua totalidade os transplantes entre tantas outras ações. Quando se avalia o planos privados esses são dependetes do SUS.


 


É necessário que os usuários desse sistema defenda com unhas e dentes essa dádiva que o Brasil tem. Precisamos fiscalizar os estabelecimentos públicos e privados que mantêm convênios com o SUS para que usem de forma correta os recursos alocados pelo povo brasileiro, não podemos em hipótese nenhuma vacilar e deixar que a corrupção e as artimanhas danosas enfraqueçam o SUS.


 


O Sistema Único de Saúde é nosso, é do povo brasileiro!


 


por Gutemberg Dias, geógrafo e presidente do Comitê Municipal do PCdoB em Mossoró