Deputados cearenses avaliam medidas sobre cartões corporativos

O fim dos cartões corporativos para viagens de ministros tem o aprovo de deputado tucano cearense

As medidas adotadas esta semana pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no sentido de dar mais transparência aos gastos públicos e combater o nepotismo apresentam aspectos positivos, mas podem gerar alguns problemas. Essa é a opinião de alguns deputados federais do Ceará.


 


A extinção dos cartões corporativos, por exemplo, no entendimento do deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB) não deixa dúvida de que é uma medida no sentido de moralizar o serviço público e dar maior transparência aos atos de quem exerce uma função pública.


 


O deputado Chico Lopes (PCdoB) avalia a questão dos cartões levando em consideração outros aspectos. Para ele, no que se refere ao controle dos gastos, os cartões são mais seguros do que a alternativa encontrada porque no momento em que é utilizado o valor correspondente à despesa realizada é creditado ou debitado.


 


Observa ainda Chico Lopes que, de conformidade com o decreto presidencial, o ministro ou autoridade que tiver de se deslocar a serviço vai receber o dinheiro e não precisa prestar contas. Para ele isso poderá trazer conseqüências na representatividade.