Jornada de Lutas reúne centrais e sindicatos no Piauí

A manifestação aconteceu na manhã de hoje (14) e tinha como principal objetivo defender a redução da jornada de trabalho do brasileiro.

Jornada de Lutas - Naruna Brito

Na manhã desta sexta-feira (14), os trabalhadores piauienses se reuniram em praça pública para manifestarem seus direitos, dentre eles a redução da jornada de trabalho do brasileiro e a maior valorização das horas extras.

O movimento foi encabeçado pela CTB-PI (Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – Piauí), que vem tentando mobilizar o maior número possível de trabalhadores para aumentar o coro das reivindicações. Mário Ângelo, presidente da CTB-PI, alerta para que todos fiquem de olhos abertos para a votação da jornada de trabalho. "Existe a necessidade de mobilização nesse sentido. Precisamos convencer aqueles que votarão de que a redução da jornada aaumentará os postos de trabalho. As políticas públicas a serem desenvolvidas devem incluir e não excluir s trabalhadores", disse Mário. O presidente acredita ainda que deve-se enconrajar as práticas do governo que estejam de acordo com a categoria, mas também estar apto para criticar diante de contradições.

Durante a manifestação, que contou com apoio massivo de militantes da CUT, foram recolhidas assinaturas em defesa da Petrobrás, para que o lucro da empresa seja investido em necessidades do país. Entidades como SINTE, SINPRO, Conlutas e SINSEP também marcaram presença.

O protesto de hoje foi apenas um dos primeiros passos dentro do movimento, que acontece no país inteiro. No próximo dia 16 de setembro, uma outra manifestação pretende reunir centenas de trabalhadores em defesa do piso salarial nacional.

Da Redação