Passé: PCdoB debate teses para o 12º Congresso
Um grande ato de filiação marcou o encerramento dos debates das teses para o 12º Congresso Nacional do PCdoB no município de São Sebastião do Passé, região metropolitana de Salvador. “A nossa meta é chegar aos 200 filiados até a Conferência Municipal, marcada para 20 de setembro”, adiantou a prefeita, Tânia Portugal (PCdoB), que coordenou o encontro na sexta-feira (14/08).
Publicado 19/08/2009 14:56 | Editado 04/03/2020 16:20

Cada militante ficou com a tarefa de filiar, ao menos, cinco pessoas e, até a última sexta, o partido já contabilizava 89 novos inscritos. Também foi destacada a importância da regularidade da contribuição financeira dos militantes. “A contribuição financeira do membro do Partido é expressão do seu compromisso com a organização partidária, seus ideais e sua luta”, afirma o Estatuto do PCdoB. Respeitando-se as possibilidades financeiras de cada um, as contribuições mensais ou anuais de militantes e quadros equivalem a pelo menos 1% do salário ou renda mensal – piso estabelecido com base no salário mínimo.
O encontro reuniu mais de cem partidários, além de lideranças locais do PDT, PT, PMDB e DEM. Em pauta, além da política de formação de novos quadros comunistas para a contemporaneidade, a defesa de um Programa Socialista para o Brasil e um Projeto de Resolução Política sobre a crise do capitalismo, a situação internacional e a realidade brasileira. “Os novos filiados puderam conhecer e entender como o nosso partido construiu o seu programa e as suas propostas”, destacou Tânia.
Os temas, recorrentes à agenda nacional do PCdoB, são frutos dos debates regionais promovidos pela direção do partido até a deflagração do Congresso Nacional, convocado para os dias 5 a 8 de novembro, em São Paulo. A Conferência da Bahia será sediada em Salvador, dias 10 e 11 de outubro, quando estará reunido todo o quadro gestor, secretariado, militantes e filiados do partido no estado.
Da redação local