Ciro Gomes, governador do Distrito Federal
Conversando com um amigo, chegamos a Ciro Gomes. Figura de proa da política nacional, homem lúcido e capaz, é um coringa na sucessão presidencial de 2010.
Publicado 20/08/2009 17:54 | Editado 04/03/2020 16:42
Mas o que o PSB vai fazer com Ciro Gomes ninguém sabe. Ciro circulou o Brasil como candidato a presidente, voltou para o Ceará, quase se candidata pelo Rio, pode chegar a São Paulo e não definiu seu projeto eleitoral. Parece uma lança pontiaguda a ser usada pelo PSB que não sabe como nem onde.
Poderia ser governador de São Paulo, mas o PT paulista coloca obstáculos, ou do Rio de Janeiro, mas o PT de lá faz silêncio. Disputar a Presidência da República novamente? Seria uma possibilidade, pois aparece empatado com Dilma nas pesquisas.
Mas Dilma e Lula preferem Ciro como aliado e não como concorrente. Enquanto isso, Ciro Gomes vai gastando seu capital eleitoral procurando um lugar para aterrissar.
A sucessão em Brasília está muito arrumadinha. Arruda e Roriz já estão em campanha. O PT não decide se é Magela ou Agnelo. Mas o PSB pode decidir que é Ciro. Ciro seria um excelente candidato ao GDF. Seria um novo arranjo político na cidade que carece de novidades.
Ciro viveu aqui como ministro, deputado federal, conhece a capital do país e tem competência e capacidade suficientes para encabeçar um novo projeto para o DF.
Apolinário Rebelo
Presidente do PCdoB/DF