Sem categoria

Candidatos cantam vitória antes da hora no Afeganistão

A Comissão Eleitoral do Afeganistão finalizou a contagem de votos, que situou entre 40% e 50% do total, e rechaçou a vitória presidencial no primeiro turno de Hamid Karzai ou Abdullah Abdullah como festejaram nesta sexta-feira (21) seus partidários.

O porta-voz da Comissão, Noor Mohammad Noor, argumentou em Cabul que é "totalmente ilógico proclamar um vencedor porque não recebemos ainda o total dos resultados, que será computado na próxima semana".

Noor destacou que a participação dos eleitores não foi a mesma no norte, no sul e no centro do país, estimando que estará entre 40% e 50% do quadro de eleitores e adiantou que ainda faltam apurar os votos das províncias de Cabul, Nangarhar, Baghlan e Herat, onde aconteceram ataques da guerrilha afegã.

A maciça presença militar dos 100.000 soldados ocupantes dos Estados Unidos e da Otan e dos 200.000 militares do governo instalado afegão não foram suficientes para evitar que mais de 50 pessoas perdessem a vida em cerca de 130 ataques em todo o país, durante a jornada eleitoral.

Em suas declarações, Noor se mostrou crítico com as reivindicações de vitória dos candidatos concorrentes, que começaram a atribuir a si a maioria dos votos, apesar de não terem acesso aos resultados oficiais.

O funcionário da comissão não confirmou nem aceitou essa reivindicações e afirmou que começará a informar sobre a contagem de votos a partir de 25 de agosto, assegurando que, desse modo, nenhum candidato poderia cantar vitória neste momento.

Nesse contexto, porta-vozes de ambos os canditados propalaram à mídia o triunfo de Karzai e Abdullah por ampla margem de votos nas eleições de 20 de agosto, às quais se esperava o comparecimento de 11 dos 23 milhões de habitantes do país asiático ocupado há quase oito anos pelos Estados Unidos e Otan.

Fonte: Prensa Latina