Sem categoria

Joseph Stigltz: O dólar é uma moeda arriscada

O papel do dólar como moeda de reserva de valor é questionável, disse Joseph Stigltz, prémio Nobel da Economia que avisou ainda que a moeda norte-americana tem um elevado nível de risco.

Stiglitz, que liderou o grupo de peritos criado pela ONU para analisar a crise financeira, tem defendido a importância de se criar um novo sistema de reservas internacional, com a criação de uma moeda para o efeito que substitua o dólar. O valor da moeda deveria refletir o momento da economia mundial e, por isso, deveria resultar no valor de um cabaz de moedas.

“O atual sistema de reservas está num processo de desgaste”, afirmou Stiglitz que acrescentou: “O dólar não é uma boa reserva de valor. Neste momento quase não está a oferecer retorno e, no entanto, qualquer pessoa que olhe para o dólar terá de dizer que tem um nível de risco elevado”.

Desregulamentação

O economista norte-americano afirmou ser necessário criar “um novo sistema de reserva global” para assegurar a estabilidade financeira durante uma conferência em Bancoc, uma ideia partilhada pelos líderes da Rússia e da China.

Stiglitz lembrou que foi o capitalismo neoliberal promovido pelos EUA e a desregulamentação dos mercados financeiros que provocaram a crise financeira que o mundo atravessa e advertiu para o fato de a injeção de liquidez nos mercados norte-americanos e europeus poder gerar uma bolha especulativa, dadas as poucas oportunidades de investimento.

Com informações da agência Bloomberg