Sem categoria

Juventude negra capixaba realiza encontro em setembro

De 25 a 27 de setembro, a juventude negra capixaba promove o III Encontro Estadual da Juventude Negra (Enjune). O evento é uma realização do Forum Estadual da Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes), organização política que se articula no intuito de problematizar as questões étnico-raciais, criar a identidade negra e construir de fato a promoção da igualdade racial na sociedade brasileira.

"O objetivo do evento é fazer uma balanço da atuação da juventude negra do Espírito Santo e apontar novas perspectivas para o futuro", afirma Lula, Coordenador do Fejunes. Durante o evento também será discutido o Plano de Lutas, escolhida uma nova coordenação para o Forum e lançada a Campanha Estadual Contra o Extermínio da Juventude Negra.

Etapas regionais

Antes da etapa estadual serão realizadas três etapas regionais preparatórias e eletivas para o III Enjunes. Estas etapas acontecerão nos dias 22 e 29 de agosto, e 5 de setembro, respectivamente nos municípios de Cariacica (Região Metropolitana), Cachoeiro de Itapemirim (Região Sul) e Colatina (Região Norte).

Segundo Lula, o encontro é voltado prioritariamente para a juventude negra capixaba, já engajada na luta política, no entanto, outros jovens interessados em participar, conhecer e unir forças na perspectiva da luta coletiva e anti-racista também terão a oportunidade de participar.

Além destes, a Coordenação do Forum espera contar com a participação de setores organizados, como o movimento Hip-Hop, quilombolas, capoeiristas, religiosos de matrizes africanas, segmento LGBT, estudantes e trabalhadores.

O contato inicial para a inscrição deve ser feito enviando um e-mail para o endereço [email protected]. É necessário colocar nome e telefone para que a coordenação do evento entre em contato e envie a ficha de inscrição. Mais informações podem ser obtidas em www.fejunes.blogspot.com.

As edições anteriores deste Encontro aconteceram em abril e julho de 2007. A primeira foi uma etapa preparatória para o I Enjune e a segunda foi o momento de criação do Fejunes no Espírito Santo.

Eleição dos representantes

As etapas regionais terão a duração de 9 horas e devem eleger os participantes para a etapa Estadual, na proporção de dois participantes para indicação de um representante ao Encontro Estadual. Todos que participarem dos encontros preparatórios serão considerados suplentes, caso queiram.

Durante os encontros preparatórios acontecerá um painel de exposição dialogada sobre o tema "O cenário da luta contra o racismo e da organização da juventude negra no Espírito Santo". Também faz parte da programação, a organização em grupos de trabalho para discutir os eixos temáticos: mídia e racismo, combate ao sexismo, relação entre movimento negro e movimentos sociais, e política de promoção da igualdade racial.

Fonte: Adital