Sem categoria

Polícia atribui arsenais descobertos na França ao ETA

As forças de segurança francesas, em coordenação com as espanholas, encontraram nesta sexta-feira (21) em várias cidades da França quatro arsenais de armas atribuídos à organização separatista basca ETA.

Com estes novos achados, já são sete os depósitos de armamentos localizados após a detenção, há dois dias, dos supostos responsáveis pela logística militar da organização clandestina armada.

A informação foi facilitada pela comissaria de Paris e fontes espanholas da luta antiterrorista, mas não foram dados mais detalhes, segundo a mídia local.

Fontes envolvidas na investigação citadas pela agência noticiosa EFE disseram que o último dos esconderijos, situado no sul da França, abrigava 17 barris com cerca de 300 quilogramas de explosivos, entre os quais uma quantidade não determinada de pólvora.

O esconderijo estava situado nas proximidades da localidade de Minerve, no departamento mediterrâneo de Hérault, onde na véspera foi descoberto outro depósito com uma grande quantidade de material eletrônico para fabricar dezenas de bombas magnéticas.

Forças de segurança francesas detiveram na última quarta-feira (19) nos Alpes franceses Alberto Machain, Alberto Machain, Aitzol Etxaburru e Andoni Sarasola, supostos membros do ETA.

Os três presos seriam os responsáveis pela logística militar do grupo separatista e teriam a seu cargo o fornecimento de armas e explosivos aos comandos que agem na Espanha, segundo fontes de segurança citadas pela mídia espanhola e francesa.

Fonte: Prensa Latina