Ana Rocha aborda mulheres e socialismo em seminário paulista

No dia 29 aconteceu o seminário “As mulheres e o projeto nacional de desenvolvimento”. O PCdoB-RJ esteve presente com 34 mulheres, entre elas a presidente estadual do Partido, Ana Rocha, que apresentou o tema “As mulheres e a perspectiva de um novo marco civilizacional e o socialismo”.

Cerca de 100 pessoas de 12 estados compareceram na abertura do seminário, na sede nacional do PCdoB, em São Paulo. O público, majoritariamente feminino, ouviu a palestra de Walter Sorrentino, secretário nacional de Organização do Partido.

Em sua apresentação, a presidente do PCdoB-RJ reafirmou a alternativa socialista como fundamental para a emancipação da mulher. Ana ressaltou ainda que no período de transição ao socialismo há a necessidade de manter a luta de emancipação da mulher combatendo preconceitos seculares e reafirmando novos padrões libertários.

Segundo Ana, na construção do caminho ao socialismo, é preciso travar desde já o combate à discriminação e garantir a participação das mulheres na produção nacional, defender a implantação de políticas públicas, reduzindo a sobrecarga doméstica e buscando a ascensão da mulher no espaço econômico, social e nas esferas de poder e de decisão. Ao mesmo tempo, manter a mobilização para dar visibilidade e garantir as conquistas.

No domingo (30), foi a vez do Fórum Nacional de Mulheres do PCdoB, que reuniu as secretárias estaduais da questão da mulher.

O Fórum abordou a mobilização das comunistas no congresso do PCdoB e a participação das mulheres nas novas direções partidárias. O encontro impulsionou o debate sobre o novo plano nacional de desenvolvimento e o Programa Socialista e a necessária participação das mulheres nas reuniões e plenárias do 12º Congresso.