Campanha Nacional de Transplantes é lançada no Ceará

O Estado do Ceará foi escolhido pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) para sediar, a partir desta segunda-feira (21), a IX Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, que este ano tem como tema: “Doar e receber – Dois Lados de uma Mesma Viagem”. Participaram da solenidade os secretários da Saúde do Estado, João Ananias, e executivo, Arruda Bastos, o presidente da ABTO, Ben-Hur Ferraz Neto e a coordenadora da central de Transplantes do Ceará, Eliana Barbosa.

A escolha do Ceará para sediar a Campanha, segundo explicou o presidente da ABTO, se deve pelos bons resultados que o Estado vem obtendo ao longo dos últimos anos em número de transplantes. Com destaque para o crescimento da taxa de transplantes de coração nos seis primeiros meses deste ano – 2,6 transplantes por milhão de pessoas -. Esse número supera a média nacional que é de 1,1 transplantes.

Para o secretário João Ananias, esses números revelam a disponibilidade do Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, através do Sistema Único de Saúde (SUS), em investir para que o Ceará se destaque como um “Estado Doador”. “O número de transplantes avançam por algumas razões: como a estruturação do Sistema Único de Sáude, por parte do Governo Federal, e os investimentos que o Governo Estadual vem realizando na área da saúde, garantindo que os cearenses tenha pelo menos o mínimo de assistência a saúde nos hospitais geridos pelo Estado”, destacou o secretário.

O secretário também citou outros destaques no Ceará, que a cada vem vem batendo recordes no número de transplantes de órgãos e tecidos. Em 2007, foram 618 pessoas transplantadas e em 2008 esse número chegou a 739 transplantes. Ainda segundo o secretário, a Central de Transplantes do Ceará, que é coordenada pela secretaria de Saúde do Estado (Sesa), tem a meta de realizar 1000 intervenções cirúrgicas. A meta deverá ser atingida a partir do início das cirurgias no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), unidade da rede estadual, que recebeu do Ministério da Saúde o credenciamento para realizar o transplante de pâncreas.

Em seu discurso o presidente da ABTO, Ben-Hur Ferraz, ressaltou os números de transplantes no país e parabenizou o Governo do Estado, por superar a cada ano o números de transplantes no Estado. “O Brasil é o segundo país em número de transplantes e o primeiro em investimentos para a área. E o Ceará vem dando um forte contribuição para que os números de transplante no país sejam superados a cada ano. O Governo Estadual está de parabéns por reafirmar seu compromisso com a doação de órgãos”, disse.

A Campanha de Doação segue até o próximo domingo (27) com cursos, palestra e mobilizações pela cidade. A programação se encerra domingo, com a “Caminhada pela vida”, que acontecerá a partir das 8 horas, na Avenida beira Mar, saindo do do antigo hotel Esplanada até a Praça dos Estressados.

Confira aqui a programação da Campanha

Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado