Sem categoria

Japão fará reunião para finalizar ajuda aos EUA no Afeganistão

O governo japonês prepara uma reunião internacional para promover a paz no Afeganistão, com a qual tratará de facilitar a saída do país das operações de reabastecimento de vasos de guerra estadunidenses no Oceano Índico.

Fontes da coalizão governante, liderada pelo Partido Democrático do Japão (PDJ), disseram nesta terça-feira (22) que um grupo de parlamentares de vários partidos viajará no fim do mês para várias capitais, para dar os últimos detalhes do encontro previsto para novembro próximo.

O PDJ, vencedor das eleições de 30 de agosto, prometeu por um fim ao apoio japonês às missões mencionadas, as quais fazem parte da auto-denominada "cruzada antiterrorista" promovida pela Casa Branca contra o Afeganistão e áreas vizinhas. A lei que dá guarida a esse apoio expira em janeiro de 2010.

Segundo as fontes, a reunião terá a participação de representantes do Paquistão, Irã, Estados Unidos e União Europeia.

A agenda inclui medidas de segurança, auxílio econômico e apoio à reconstrução, com o objetivo de obter a estabilidade no país, ocupado desde 2001 por forças estadunidenses e da OTAN.

A proposta do PDJ envolve o fim dos combates no país, ao que seguiria a retirada das tropas e a instalação de uma missão civil internacional encarregada de manter a paz. O Japão, pela proposta, faria parte dessa missão.

Fonte: Prensa Latina