Presidente do BC filia-se ao PMDB de Goiás

O Presidente do Banco Central, Henrique Meirelles filiou-se ao PMDB no final da manhã desta quarta-feira, dia 30 de setembro.

Henrique Meirelles filiou-se no final da manhã de hoje (30/09) ao PMDB na sede do partido, no setor Aeroporto.

O prefeito Iris Rezende disse que "escancarou" as portas do PMDB para Meirelles e que vai percorrer o Estado de ponta a ponta com o presidente do BC. Iris é o nome mais forte para a disputa ao governo, mas pode abrir mão caso Meirelles queira entrar na disputa.

Meirelles, disse que escolheu um partido para se filiar porque o PMDB de Goiás abriu as portas para ele. "É sempre um dia feliz para mim estar em Goiás e participar do debate", afirmou. Mas voltou a negar que seja candidato à disputa de qualquer cargo neste momento. "Estou aqui para somar, mas não sou candidato a nada neste momento", disse Meirelles, ao chegar ao aeroporto de Goiânia.

O presidente da autoridade monetária ressaltou que sua prioridade continua sendo o Banco Central e que seu compromisso é com o País. De acordo com ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou que Meirelles permaneça no cargo até março, prazo final para anunciar uma candidatura. "Certamente, considerarei o pedido do presidente Lula", afirmou.

Meirelles afirmou ser "normal" em diversos países do mundo a filiação de uma pessoa à frente de um Banco Central a um partido político. "Filiação é um direito de cidadania." O presidente do BC enfatizou inclusive que outros presidentes do Banco Central brasileiro também já se filiaram. "Seria inusitado que se cassasse o direito político de alguém em um cargo público", observou. Ele disse ter certeza de que caso venha a se decidir pela saída da direção do BC, os benefícios à população vão prevalecer. "O próximo presidente do Brasil terá compromisso com a estabilidade", comentou.

A decisão de se filiar ao PMDB foi tomada ontem, após a reunião no fim da tarde entre Meirelles e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede provisória da Presidência da República em Brasília.

A decisão de Meirelles de se filiar ao PMDB também ficou acertada em conversa com o presidente da Câmara dos Deputados e presidente do partido, Michel Temer (SP), em almoço na última quinta-feira (24).

Hoje à noite, o presidente da autoridade monetária viaja para Copenhague, na Dinamarca, ao lado do presidente Lula, para compor a comitiva brasileira na defesa da candidatura do Rio de Janeiro a sede das Olimpíadas de 2016.

Fonte: Agencia Estado – Célia Froufe e DM Online