PCdoB/DF faz maior conferência de sua história

O PCdoB do Distrito Federal realizou sexta e sábado a 15ª Conferência regional do Partido. 160 delegados, depois de 520 militantes mobilizados nas bases, de 11 Regiões Administrativas da capital do país compareceram. Um debate entusiasmado sobre as teses do Congresso, balanço das atividades do partido e a eleição da nova direção regional foram os pontos marcantes.

Rebecca Gusmão na Conferência PCdoB/DF - Gustavo Alves

Apolinário Rebelo, presidente do partido entre 2007 e 2009, apresentou um balanço das realizações do PCdoB na capital do país no período. Foram filiados mais de 500 novas lideranças e o partido completou pela primeira vez uma chapa própria para a disputa da Câmara Legislativa do DF.

 
Segundo Rebelo, o partido nesse período ampliou sua influência no movimento sindical, reorganizou o Cebrapaz, melhorou sua atuação na juventude, negros, glbt e mulheres. Melhorou sua presença nas universidades, sobretudo na Universidade de Brasília com a filiação de professores e pesquisadores. Nesse período o partido ampliou em 300% a contribuição militante e inaugurou sua nova sede de 250 m2 com auditório multimídia em condições de melhor atender as demandas e crescimento partidário.
 
Mas para Rebelo as maiores conquistas foram a ampla unidade partidária em torno do projeto político e a conquista da chapa própria de 53 candidatos a distritais, dois federais, de 16 cidades do DF e de 22 categorias e seguimentos sociais.
 
O evento foi acompanhando por Milton Alves e Pedro Oliveira, do Comitê Central do PCdoB. Milton Alves falou sobre a crise do capitalismo e a centralidade de questão nacional na definição da tática partidária.

Outro destaque do evento foi a presença da jogadora de futebol e nadadora Rebeca Gusmão. Rebeca ingressou no PCdoB ‘’pela identidade e compromisso que o partido tem com o esporte e cumprimento a todos pela conquista das olimpíadas do Rio em 2016’’.

 
A Conferência elegeu o novo diretório regional com 39 membros, sendo 14 reconduzidos da direção anterior e 25 novos dirigentes, entre eles 13 mulheres. Também foram eleitos os oito delegados e três suplentes para o 12 Congresso Nacional do PCdoB.

A Conferência ‘’Oscar Niemeyer’’ recebeu esse nome como homenagem ao arquiteto e comunista, construtor de Brasília e que luta pelo restabelecimento de sua saúde. Também foi prestada homenagem a camarada Lilian Pereira Martins, que faleceu sábado em São Paulo. Os comunistas da capital do Brasil enviaram uma moção de solidariedade aos seus familiares e ao PCdoB de São Paulo. 

 
De Brasília
Gustavo Alves