7ª Arte: maratona cinematográfica em Salvador

Até o próximo dia 22, a capital baiana é palco para a 7ª arte e suas múltiplas manifestações. Em sua 6ª edição, o Festival Internacional de Cinema de Salvador exibe mais de 70 filmes, de 17 países, em diversas mostras temáticas, com exibição em cinco espaços da cidade – Cinema do Museu, Cinema da UFBA, Cine Vivo, Cinema do MAM e Cine XIV -, fazendo jus ao tema “Cinema e Mídias Móveis”.

A programação diversificada passeia desde clássicos da filmografia internacional, a exemplo do indiano “Chaturanga”, de Suman Mukhopadhyay – premiado no Festival Internacional de Cinema Motorcity (Detroit), Pusan International Film Festival (Filadélfia) e Bridge Fest (Sarajevo) – a produções baianas de videoclipes. Entre os mais comentados e aguardados na mídia, “Che 2 – A Guerrilha”, de Steven Soderbergh.

Sobre as películas nacionais, estréia “Mamonas”, de Cláudio Khans, que conta a trajetória da banda irreverente de rock, Mamonas Assassinas. Ainda dentro da temática musical, “Herbert de Perto”, de Roberto Beliner e Pedro Bronz, traça uma biografia do líder dos Paralamas do Sucesso, Hebert Vianna. A ficção “Os Inquilinos”, de Sérgio Bianchi, fala de intolerância a partir do dia-a-dia de uma família da periferia; já “Hotxuá”, que marca a estréia de Letícia Sabatella em longas, numa parceria com Gringo Cárdia, retrata a tribo indígena Krahô.

O Festival comporta oito mostras – Nacional, Mundo, Curimim (infantis), Cine Doc, Novos Horizontes, Possíveis Sexualidades, Fronteiras (trabalhos realizados a partir do ciclo de palestras Fronteiras Braskem de Pensamento) e Cinema Italiano. A programação ainda conta com palestras, seminários, um programa de consultoria de roteiros, oficinas e debates com diretores, cineastas, atores e convidados.