Confecompe: Regionais adiadas para 24 e 25 deste mês

Pouca divulgação, pouca mobilização e um calendário apertado. É com a missão de reverter este quadro que a Comissão Organizadora da 1ª Conferência de Comunicação de Pernambuco- CONFECOMPE, composta por 21 integrantes, se reúne pela primeira vez nesta sexta-feira (16), na sede da Vice-governadoria.

A Comissão ganhou um pouco mais de tempo depois que o secretário de Imprensa Evaldo Costa decidiu pelo adiamento das etapas regionais que seriam realizadas neste final de semana. Em nota, a Secretaria justificou que era preciso reavaliar o processo de mobilização, bem como o processo de licitação para montagem das Regionais, que está em fase de conclusão.

Mesmo contando com mais uma semana para os preparativos, o desafio não é pequeno. Estão previstos 12 encontros regionais no Estado, agora na data de 24 e 25 de outubro, antes da realização da etapa estadual, marcada para acontecer entre 6 e 8 de novembro.

Para Zélito Passavante, membro da Comissão Organizadora Estadual e diretor do Sindicato dos Professores, será necessário um grande esforço para realizar encontros representativos. “O governo federal não se encarregou de realizar nenhuma campanha de divulgação sobre a Conferência de Comunicação, mas, em Pernambuco, esperamos que o governo ainda veicule alguma mídia de rádio e TV para chamar a população para o debate”.

Passavante aponta também como dificuldade o fato de o debate travado pelos movimentos sociais sobre o direito à comunicação estar restrito à região metropolitana, com pouco acúmulo no interior do Estado. “Precisamos convidar as associações de moradores, ongs, sindicatos, grêmios estudantis, entidades culturais, movimento negro e de mulheres para ter a maior representação possível em cada região”, alerta.

Empresários ameaçam mais uma vez sair da Conferência

Nacionalmente, os empresários de telecomunicações e de radiodifusão reclamam que não estão conseguindo mobilizar delegados para as Conferências Estaduais. Eles entregaram um documento ao governo em reunião realizada com os ministros da secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins, e Luiz Dulci, secretário-geral da Presidência da República. Há hoje duas posições entre o empresariado: a de sair da Confecom e a que espera uma decisão do Governo Federal sobre esta questão.

Repetindo o quadro nacional, em Pernambuco a participação dos empresários tem sido praticamente nula e comprova o exagero do regimento interno da Conferência em prever que 40% dos delegados da Conferência sejam do setor. A representação dos empresários da mídia é extremamente superior à sua participação percentual na sociedade e a audiência pública convocada pelo governo pernambucano para eleger os representantes do empresariado para a Comissão Organizadora, que contou com uma presença mínima de participantes, mostrou exatamente isso.

Confira as novas datas das Etapas Regionais:

REGIONAL CIDADES-SEDE Data

SÃO FRANCISCO PETROLINA 24/10

ARARIPE ARARIPINA 25/10

AGRESTE CENTRAL CARUARU 24/10

MOXOTÓ SERTÂNIA 24/10

ITAPARICA PETROLÂNDIA 25/10

AGRESTE SET. SANTA CRUZ.CAP. 24/10

AGRESTE MER. GARANHUNS 25/10

SERTÃO CENTRAL SALGUEIRO 24/10

MATA SUL ESCADA 25/10

PAJEÚ AFOGADOS 25/10

MATA NORTE GLÓRIA GOITÁ 25/10

METROPOLITANA RECIFE 24/10

Fonte: Site do vereador Luciano Siqueira