Fundação Maurício Grabois promove debate com Protógenes Queiroz
Hoje nas dependências do auditório da Secretaria do Estadual do Trabalho (Rua Pedro Ivo, 750 – 5º andar). A Fundação Maurício Grabois em conjunto com o Arquivo Astadual Manoel Jacinto promovem palestra do Dr. Protógenes Queiroz sobre o quadro político nacional e o combate a corrupção.
Publicado 29/10/2009 09:05 | Editado 04/03/2020 16:54
O delegado Protógenes, como é conhecido pelo grande público, se notabilizou por ações de combate ao crime de colarinho branco e sonegação fiscal.
Esteve no comando de diversas operações da política federal, com destaque para as ações que ocasionam a prisão do ex-prefeito Pitta de São Paulo, do ex-governador Paulo Maluf, do banqueiro Daniel Dantas, do mega especulador Naji Nahas, do famoso contrabandista Law Kin Chong e de doleiros de vários calibres. Também foi um dos responsáveis pelo desbaratamento da quadrilha do ex-deputado Hidelbrando Pascoal do Acre, que cumpre pena de 18 anos.
Protógenes Queiróz, hoje é filiado no PCdoB de São Paulo e tem percorrido o Brasil defendendo um novo projeto nacional de desenvolvimento e o combate aos corruptos e ao crime organizado.
A vasta agenda inclui almoço com o governador Roberto Requião, coletiva com a imprensa e uma homenagem da CTB “Ao Delegado do Povo”.
A atividade conjunta da seção estadual da Fundação Maurício Grabois com o Arquivo Manoel Jacinto é o primeiro de uma série de eventos com personalidade do mundo político, das lutas sociais e do meio cultural programadas ainda para 2009 e para o próximo ano.
Comunistas
Tanto Maurício Grabois como Manuel Jacinto foram militantes comunistas.
Grabois foi deputado constituinte em 1946, um dos reorganizadores do PCdoB em 1962 e comandou a guerrilha do Araguaia.
Já Manoel Jacinto foi líder camponês no norte do Paraná e participou de inúmeras lutas em defesa do povo pobre daquela região.