Sem categoria

Jogos dos Povos Indígenas mobiliza 1300 atletas

Uma programação diversificada vai garantir a integração de raças e o convívio com as diferenças durante a realização da décima edição Jogos dos Povos Indígenas. O evento acontece de 31 de outubro a 7 de novembro, na cidade de Paragominas (PA). As competições esportivas, que envolvem oito modalidades tradicionais, além do futebol masculino e feminino, reunirão 1300 atletas de aproximadamente 33 etnias. Haverá, ainda, congresso técnico e feiras de artesanatos e pinturas corporais.

Os jogos seguirão o ritual indígena, que começa no dia anterior à abertura oficial. Na sexta-feira (30/10), ao pôr do sol, o fogo sagrado será aceso na Praça Central, com a participação de duas etnias indígenas. A solenidade é denominada "Cerimônia de Acendimento do Fogo Ancestral Indígena".

Dentro da programação cultural haverá espaço para artesanatos, culinária, pinturas corporais, apresentações culturais e danças. Esporte e a Tecnologia da Informação é o tema do fórum que também integra a agenda de atividades.

A décima edição dos Jogos dos Povos Indígenas é uma realização do Comitê Intertribal – Memória e Ciência Indígena (ITC). O patrocínio é do Ministério do Esporte, Caixa Econômica Federal e Eletrobrás, sendo este último por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. O vento conta com o apoio da Funai, Funasa e da Prefeitura Municipal de Paragominas.

Fonte: Ministério do Esporte