Câmara aprova projeto que desrespeita usuários de ônibus

O projeto de lei permite que empresas de ônibus renovem seus contratos por 15 anos, com possibilidade de prorrogação por mais 15.

Camara 1 - Francisco Magalhães/Cidadeverde.com
Na última terça-feira, a Câmara dos Vereadores de Teresina recebeu protestos indignados por conta da emenda aprovada na Lei dos Transportes Públicos da capital. A partir de agora, as empresas de ônibus da Teresina podem renovar seus contratos por mais 15 anos com possibilidade de prorrogação por mais 15.

Representantes da sociedade civil e estudantes compareceram à sessão para demonstrar o quanto a emenda é injusta e não está do lado dos interesses da população. O diretor de transporte da Federação das Associações dos Moradores do Estado do Piauí (Famepi), Teleno Bartolomeu, afirmou que não houve consulta aos principais interessados na questão do transporte público: o povo. Segundo ele, é preciso um Conselho Deliberativo de Transporte onde a sociedade civil possa se expressar.
 

                                     Manisfestantes foram retirados do plenário pela Polícia
 
Os manifestantes foram impedidos de continuar o protesto porque a Polícia foi chamada para contê-los. O presidente da Câmara, Renato Berger, chegou até mesmo a discutir com os presentes.

Desde o início do mês de outubro, os movimentos sociais organizados do Piauí se unem em atos e manifestos contra a aprovação dessa emenda, que desrespeita o usuário de transporte público em Teresina. Dezoito dos vinte e um vereadores estavam presentes na sessão.

Com informações de portais