Sem categoria

Cinco estados fecham temporada de etapas da Ubes

Este é o último final de semana de etapas estaduais preparatórias ao 38º Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes). Cinco estados têm programação agendada, todos com Congressos das entidades locais: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Paraná e Rio Grande do Sul.

No Rio, o principal desafio do movimento estudantil é fundar a entidade estadual. A ideia, lançada pela UJS, foi encampanda por amplo conjunto de forças políticas. Devem participar do Congresso de fundação da União Estadual dos Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro (UEES-RJ), além da UJS, a JSB, a JS-PDT, a JPL, o PR e as correntes petistas CNB, Mudança, DS e Refazendo. Os organizadores esperam que cerca de 500 estudantes participem da plenária.

Para a presidente estadual da UJS-RJ, Monique Lemos, criar uma entidade secundarista é fundamental para fortalecer o movimento e impulsionar as pautas estudantis no estado. "O ano de 2010 coloca para o Rio de Janeiro o desafio de fazer com que a reserva de vagas continue existindo na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e se expanda para outras universidades. Também está colocada a necessidade de fazer com que o passe livre seja uma realidade em todo o estado. Concretizar essa pauta só será possível fortalecendo a rede do movimento secundarista", avalia.

UCMG completa 65 anos

A cidade de Santa Luzia receberá, a partir de sexta-feira, o Congresso da União Colegial de Minas Gerais (UCMG). Às 14h acontecrá o ato de abertura com participação de entidades dos movimentos sociais do estado. Depois, serão instalados os grupos de discussão e a noite está reservada para atividade cultural.

Mas é no sábado o principal dia do Encontro. Pela manhã, um ato político fará a comemoração dos 65 anos da UCMG. Serão homenageados ex-dirigentes da entidade que hoje estão na vida pública, como o deputado estadual Adalclever Lopes (PMDB) e o prefeito Ouro Preto, Ângelo Osvaldo (PMDB). Também confirmaram presença o deputado estadual Carlin Moura (PCdoB), André Quintão (PT) e outras personalidades da política mineira.

A principal pauta de debate do Congresso será a destinação de 50% dos recursos do Fundo do Pré-Sal, em mesa realizada logo após o ato. No início da tarde, será realizada a plenária final que elegerá a nova diretoria da entidade e a delegação mineira ao 38º Congresso da UBES. "A UCMG chega aos 65 anos cheia de vitalidade e disposição para mobilizar os estudantes mineiros e assegurar os 50% do pré-sal para a educação", diz Flávio Nascimento, o "Panetone", presidente da entidade.

Um Congresso, duas sedes

O Congresso da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (Upes) também acontece no final de semana com seus trabalhos dividisoa entre Curitiba e São José dos Pinhais. Cerca de 500 estudantes devem participar do evento.

Arilton Freres, presidente estadual da UJS, diz que o esforço da coordenação do movimento "Arrastando Toda a Massa" é consolidar uma chapa única reunindo aliados da JPL, da Mudança, da DS, além de correntes locais e independentes. O candidato do movimento "Arrastando Toda a Massa" à presidência da UPES foi definido: será Mário Sérgio, 19 anos, atual tesoureiro da entidade.

Ceará e Rio Grande do Sul

Já no feriado da Consciência Negra, na cidade de Fortaleza, começa o Congresso Associação Cearense dos Estudantes Secundaristas (Aces). Os debates serão sobre temas variados, englobando desde a discussão sobre o pré-sal e a destinação dos recursos até esporte e políticas públicas de juventude. Estão credenciados 330 delegados para etapa estadual, que deve ter cerca de 500 participantes.

Novidade saudada neste Congresso será a entrada das correntes do PT Mudança e DS na direção da entidade. "É muito importante unificar cada vez mais o movimento, já que o Ceará sempre foi um dos estados com maior número de entidades no Brasil. É importante fazer o enfrentamento com entidades cartoriais, unificar cada vez mais o movimento secundarista e fortalecer a rede da UBES", argumento Edilson Fialho, presidente da UJS-CE e coordenador local do movimento "Arrastando Toda a Massa".

Em Tramandaí, litoral gaúcho, acontecerá a etapa estadual da Ubes, em conjunto com o Congresso da União Rio Grandense dos Estudantes Secundaristas (Uges). Mateus Fiorentini, o "Xuxa", presidente da UJS-RS ressalta que o momento do país e as dificuldades no Rio Grande do Sul exigem a unidade do movimento estudantil e saúda a abertura da Uges. "[O Congresso] acontece em um momento muito delicado da política nacional e estadual. Primeiro, pelas lutas em defesa da nossa soberania e do pré-sal. Já no segundo caso, aqui no estado, a realidade exige unidade para combater as políticas neoliberais do governo tucano de Yeda Crusius", afirma.

De São Paulo, Fernando Borgonovi
Fonte: UJS