Sem categoria

PR: Estudantes realizam congresso e inauguram nova sede da Upes

O vice-governador Orlando Pessuti participou, neste sábado (21), em Curitiba, da abertura do 49º Congresso da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas do Paraná. A solenidade marcou, também, a reinauguração da sede da Upes, vendida de forma irregular e destruída por uma incorporadora de imóveis.

“O evento de hoje, nesta sede reconstruída depois de tantos esforços, é um marco na luta democrática e pelos direitos estudantis. O congresso destaca o papel dos estudantes na sociedade e é importante que esta cerimônia aconteça nesta casa, porque ela simboliza o movimento juvenil paranaense”, disse Pessuti.

O vice-governador reafirmou o apoio do Governo do Estado às causas estudantis e garantiu que continuará acompanhando pessoalmente a situação da sede da Upes, cuja posse é discutida em processo judicial.

“Vamos trabalhar para que a sede continue aqui, recebendo e prestando seus serviços. Assumimos este compromisso, junto com o governador Roberto Requião, na Escola de Governo”, lembrou ele.

“Além disso, nestes seis anos de trabalho, adotamos a bandeira dos movimentos estudantis e investimos pesado em educação, ciência e tecnologia”, completou.

CONGRESSO

O Congresso da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas do Paraná acontece até este domingo (22), no colégio Costa Viana, em São José dos Pinhais.

“Vamos discutir a democratização da comunicação, educação no campo, educação para indígenas e escola pública de qualidade”, explica o presidente da Upes, Rafael Clabonde.

O chefe de gabinete do governador Roberto Requião e ex-reitor da Universidade Federal do Paraná, Carlos Augusto Moreira Júnior, também esteve presente na cerimônia. Moreira falou sobre o sistema de cotas, que garante que uma percentagem de vagas nas faculdades seja destinada a alunos oriundos de colégios públicos, negros e índios.

“Não podemos permitir retrocessos neste sentido. É preciso garantir educação gratuita e de qualidade para todos, como em uma canção do movimento estudantil que diz: o filho do pedreiro vai poder virar doutor”, ressaltou.

O deputado estadual Teruo Kato e autoridades ligadas aos movimentos sociais, sindicais e estudantis também compareceram ao evento.

Fonte: Agência de Notícias Estado do Paraná