Sem categoria

"Em alguns dias" Obama decidirá sobre tropas para o Afeganistão

A decisão sobre o envio de reforços para as tropas americanas que ocupam o Afeganistão será tomada em "alguns dias", segundo observou nesta quarta-feira o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

"Depois de terminar uma reunião final rigorosa, o presidente Obama tem a informação que deseja e necessita e anunciará em alguns dias a decisão", disse em um comunicado o assessor de imprensa da Casa Branca, Robert Gibbs.

Por outro lado, os meios de comunicação estadunidenses estão informando que o presidente anunciará a decisão em um discurso dirigido à nação no 1.º de dezembro, provavelmente em horário noturno.

Embora a decisão exata continue sendo pouco clara, analistas, meios de comunicação e funcionários esperam que Obama anuncie um aumento de entre 10,000 e 40.000 soldados no Afeganistão.

Mesmo com o público tendo em mente o tamanho da concentração de tropas, a Casa Branca disse que o presidente planeja insistir não só no aumento de tropas, mas também em outros elementos de uma estratégia ampla, incluindo aí a assistência para o desenvolvimento, uma série de demandas mais agressivas para o governo afegão e as novas medidas que os Estados Unidos esperam que o Paquistão tome.

A administração também esclareceu que nas declarações recentes, Obama não só deseja uma forma de enviar mais tropas, mas também uma forma de como tirá-las do país.

"Ainda é necessário saber não só como levar os militares para lá, mas também como retirá-los daquele país", disse Gibbs na última segunda-feira (23), antes da reunião final entre Obama e sua equipe de segurança nacional sobre o Afeganistão.

Como a atitude do público está mudando, de forma negativa em relação à guerra no Afeganistão e os democratas estão expressando cada vez mais seu repúdio a um provável aumento no número de tropas no Afeganistão, a próxima decisão é considerada como um dos momentos mais críticos que Obama enfrentará em seu mandato.

Fonte: Xinhua