Audiência Pública debate Lei de Inovação Tecnológica

A Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara de Vitória, através do seu presidente, vereador Namy Chequer (PCdoB) realizou, nesta quinta-feira (26/11), às 9h, na CMV uma Audiência Pública para discussão do Projeto de Lei 401/2009, do Executivo Municipal que dispõe sobre medidas de incentivos à inovação e a pesquisa tecnológica, ao desenvolvimento da engenharia e a consolidação dos ambientes de inovação nos setores produtivos e sociais na cidade de Vitória.

Luiz Fernandes em Vitória ES - Namy

Participaram da mesa o Presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) Luiz Fernandes; o Vice-Reitor da UFES, professor Reinaldo Centoducatte; o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV), Silvio Ramos; o diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica do ES, professor Alberto Fernandes e o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFES, professor Francisco Emmerich.

Vários segmentos da comunidade científica capixaba estiveram presentes, notadamente aqueles ligados às Instituições de Ensino Federais, além de estudantes e inventores independentes.

O Presidente da Finep, Luiz Fernandes, fez um histórico das instituições fomentadoras de pesquisa e capacitação no Brasil, contextualizando o atual momento de desenvolvimento do conhecimento científico. Ele também elogiou a iniciativa do município que é o primeiro a propor uma Lei de Inovação Tecnológica.

Além da Audiência já ocorreram debates na UFES e na FINDES com a comunidade empresarial.

De acordo com o vereador Namy Chequer a Lei deve ser aprovada até o final da legislatura. Outras reuniões já estão marcadas para a próxima semana quando serão colhidas mais propostas antes do parecer final do vereador que é o relator do processo.

Marcelo Zumerle,
Da Redação de Vitória.