Eleições 2010: Nova pesquisa aponta reeleição de Wagner na Bahia

Em pesquisa divulgada domingo (29/11) pelo Instituto Campus, para as eleições governamentais de 2010 na Bahia, o governador Jaques Wagner (PT) desponta na liderança em todos os quadros e projeções contempladas dentro de um universo de 2.587 mil entrevistados em todo o estado, entre os dias 15 a 23 de novembro. É dele também o índice de menor rejeição, com 10,3%.

No levantamento espontâneo, quando não são citados os nomes dos candidatos, Wagner atinge 33,1% das intenções de voto contra 11,6% do ex-governador Paulo Souto (DEM), e tênues 3,4% do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB). O quarto lugar ficou com o deputado federal ACM Neto (DEM), marcando pouco mais de 1,5%. No cenário estimulado, quando o entrevistado é previamente apresentado aos postulantes ao Palácio de Ondina, o desempenho do atual mandatário foi ainda melhor: acima dos 48%. Souto permanece na segunda colocação, com 26,4%, seguido por Geddel, com 12%.

Quem segura a lanterna é o candidato do PSOL, Hilton Coelho, cravado nos 1,5%. E é do próprio psolista a “pole position” no quesito rejeição, com 41,5%. Paulo Souto e Geddel vêm na sequência, com 19,8% e 13,7%, respectivamente.

De acordo com o estudo, Jaques Wagner seria reeleito também no confronto direto de um eventual segundo turno; tanto na disputa com o democrata, quanto com o peemedebista. No primeiro caso, a vantagem do petista é de 56,3% versus 33,1% do antigo governador. Já mediante enfrentamento com o ministro, os números são ainda mais simpáticos: Wagner dispara para a casa dos 61,2%, vencendo com folga os 23,3% de Geddel.

Da redação local, com informações da Tribuna da Bahia