Jô pede explicações sobre dados da CIA na visita de Vietnamitas

A deputada federal Jô Moraes (PCdoB/MG) foi esta tarde (15) à tribuna da Câmara dos Deputados para externar seu estranhamento e pedir explicações sobre o fato de a CIA (Central Intelligence Agency) – a agência de inteligência norte-americana – ter sido a fonte de informações sobre a delegação do Vietnã que visita o Congresso Nacional

Jo Moraes

Integra
“Senhor presidente, senhoras e senhores deputados, esta Casa recebe hoje, com muita satisfação, delegação da Assembléia Nacional do Vietnã, aquele povo heróico que grandes lições deu na luta pela independência, pela soberania de seu país.

Quero registrar que estranhamos o relatório que a Assessoria de Relações Internacionais nos deu por conter dados que consideramos não corresponderem às exigências técnicas. Ela teve como fonte a CIA”, destacou a parlamentar.

E completou: “Ateontem, senhoras e senhores deputados: a referência de informação acerca de dados sobre a delegação da República Popular do Vietnã, que vem aqui, foi a CIA!

Quero registrar que esse deve ser um grande equívoco. A Assessoria desta Casa deve primar pela consistência, equidade e isonomia. Por isso, sem dúvida nenhuma, esse equívoco deve ser retirado”, pontuou.

Reunião

Está prevista na pauta da Casa uma audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa nacional sobre os trabalhos da embaixada brasileira naquele país do Sudeste da Ásia. Este ano Brasil e Vietnã comemoram 20 anos de relações diplomáticas com vários acordos comerciais. Apesar de não ter data definida para acontecer – embora a previsão é de que ocorra ainda este ano – a audiência deverá contar com a presença do embaixador do Brasil no Vietnã, João Mendonça Lima Neto