Coral das Mil Vozes encanta teresinenses mais uma vez

Lançado como um desafio o Coral das Mil Vozes realiza, há 12 anos, um belíssimo espetáculo natalino no Adro da Igreja São Benedito com o objetivo de promover o resgate do sentimento de Natal, além de fomentar a valorização da música como fonte de educação e agente de inclusão cultural. O concerto é promovido pelo Governo do Estado, através da Fundação Cultural do Piauí (Fundac) e Secretaria da Educação e Cultural (Seduc), estando sob a coordenação e regência do maestro Emmanuel Coelho.

Coral das Mil Vozes - Ccom
Segundo o produtor do Coral, Vitor Maciel, o desafio de colocar mil crianças cantando músicas natalinas surgiu ainda em 1996 quando iniciou o Projeto “Canto Coral nas Escolas” da Rede Pública Estadual de Ensino, nesta época, composto com apenas 100 crianças. Conta Vitor que, na primeira apresentação feita no Palácio de Karnak, foi sugerida a ampliação do projeto de tal forma que fossem envolvidas vozes de mil crianças. No biênio 1997/1998, as expectativas foram além, pois cerca de 1.500 crianças participaram do espetáculo que dera, então, origem ao CD “Cantemos o Natal”, lançado pelo Governo do Estado.

Daí por diante, o maior espetáculo de Natal do Piauí acontece com a participação de 1.000 crianças, estudantes da 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental, todas alunas da rede pública estadual. A seleção das vozes é feita entre os 30 corais que participam do projeto. Na avaliação do produtor do Coral das Mil Vozes, o resultado mais importante desse projeto é a inclusão cultural e a socialização. “Ao participarem do Coral os alunos se sentem valorizados e o rendimento escolar é um dos primeiros pontos a melhorar”, afirma Vitor.

Na noite da última quinta-feira (17), o coral mais uma vez encantou os teresinenses. As músicas do repertório, já conhecidas do grande público, ganham um encanto a mais na voz das mil crianças. Espetáculo garantido na programação de fim de ano da cidade, a apresentação faz crescer em todos a certeza de que terão "um bom Natal, um Feliz Natal".