Jocelin Bezerra: Vida longa a emancipação política de Parnamirim

Amanhã completará 51 anos da emancipação política de menina cidade, na vida política do estado do RN; Parnamirim é uma cidade nova na vida política do estado potiguar, sua emancipação tem feições militares e de interesses familiares na época (não deixando de considerar aspectos culturais e provincianos), hoje sua emancipação se dá pela característica de um povo mais experiente – se falando em independência política- acredito nesta tendência, apesar de pouca influência.

Parna
A composição social tem seu divisor de águas, na parte leste unem-se os abastados do sul da capital potiguar, a parte norte tem conteúdo de classe média e do sul ao oeste, tem sua maioria periférica e bolsões da barbárie; nenhum demérito, apenas retrato como toda cidade se compõe nesse sistema capitalista das grandes metrópoles.

A cidade tem perfil operário, provinciana e de destaque interiorana; quantas comunidades de outras cidades se identificam e se rotulam para mostrar o orgulho de onde veio, dando visibilidade de seus costumes e linguajar, irmanando a outros que se encontra em Parnamirim.

Parnamirim é o corredor da grande maioria das pessoas que vem a capital, é o interior quase Natal, aliás, melhor dizendo; é filha de Natal. Natal deu a luz a Parnamirim, porque o território geográfico de Parnamirim era de Natal, com sua emancipação em 1949 é que foi dada para ser Parnamirim.

Hoje esta cidade completa 51 anos, cheguei aqui e vi esta cidade menina crescer, ontem mato, hoje quarteirões de cimentos; ontem ruas com poeiras, hoje mormaço do asfalto; ontem piston como notícia, hoje crimes – Greves -destaques culturais e terceira cidade do RN. Assim vivo Parnamirim, como um cosmopolita andarilho quase filho dela.

Com sua diversidade cultural, respira ainda a procura de sua identidade que a população que adotou para viver, não formataram tais características e por ser uma cidade nova, vai tomando feições de sua própria realidade.

Ensejo aqui as novas gerações Parnamirinenses, vida longa e entrego uma tarefa; a de fazer uma nova cidade com respeito à antiga história dos provincianos, que nela moram o principio da emancipação que gozamos e construímos hoje.
 

Parnamirim, 16 de dezembro de 2009.
 
Jocelin Bezerra