Pré-sal: debate esclarece população da RMS
Representantes de Simões Filho, Candeias, Dias D´Ávila e Camaçari discutiram as vantagens da exploração do petróleo no pré-sal brasileiro para a população da RMS.
Publicado 23/12/2009 15:57 | Editado 04/03/2020 16:20

Os encontros sobre o assunto ultrapassam os limites da macro política e chegam até as rodas de conversas da população, que já começa a se acostumar com a possibilidade de o Brasil se tornar um dos países com maior produção de petróleo do mundo.
A prova disto foi o debate ocorrido na noite da última terça-feira (21), na Câmara de Vereadores de Simões Filho. A ocasião reuniu lideranças políticas e do movimento popular, além de estudantes e professores interessados em saber mais sobre o tema.
A palestra de abertura foi conduzida pelo ex-deputado federal Haroldo Lima, diretor geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Durante a palestra, Haroldo apresentou a chamada "teoria do pré-sal", e explicou, didaticamente, como surgiu o pré-sal brasileiro.
Segundo ele, o pré-sal é uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina, abaixo do leito do mar, formada a mais de 164 milhões de anos, com a separação dos blocos continentais.
A área engloba três bacias sedimentares (Espírito Santo, Campos e Santos), e o petróleo encontrado está a profundidades que superam os 7 mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal que conservam a qualidade do produto.
Para Haroldo Lima, a descoberta do petróleo na camada pré-sal da costa brasileira foi um dos fatos mais importantes que aconteceu no país nos últimos anos. "O pré-sal é um salto na história do nosso país, o que faz com que o Brasil tenha no futuro uma evolução extraordinária", destacou.
Marco Regulatório
Após a palestra de Haroldo Lima, o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), autor da iniciativa, fez um reflexão sobre a aprovação dos quatro projetos relacionados ao tema, que tramitam no Congresso.
Dois importantes planos já foram aprovados: o que cria a Petro-Sal e o texto-base do projeto sobre royalties. Está prevista ainda a criação de um fundo social para onde serão destinados os recursos da União, obtidos com a exploração e investimentos na Petrobras. Segundo o parlamentar, os outros serão votados à partir de fevereiro de 2010 e depois seguem para avaliação do senado.
"Uma regulamentação justa e eficaz é o que vai garantir que o potencial petrolífero do pré-sal seja colocado em benefício da população, ampliando igualmente a qualidade de vida dos brasileiros", afirmou Daniel.
O seminário contou com a presença do deputado estadual Álvaro Gomes, do presidente nacional da União dos Estudantes Socialistas, Marcelo Gavião, dos vereadores Joel, Adolfo Cezimbra e João Contador, além do coordenador da ANP no Nordeste, Francisco Nelson.
Fonte: Ascom do deputado Daniel Almeida