MA:Sindjus pede explicações sobre concurso e diárias

Os diretores do sindicato Sergio Cavalcante e Márcio Luís conversaram com o diretor de Recursos Humanos, Aurino Luz, e com o diretor administrativo do TJMA, Francisco Pereira, na manhã desta terça-feira, 19, para tratar sobre a situação dos aprovados no último concurso de remoção que ainda não foram removidos e o atraso no pagamento de diárias denunciado pelo sindicato.

Sergio Cavalcante e Márcio Luis explicaram para o diretor de RH do Tribunal de Justiça do Maranhão que os servidores aprovados no último concurso de remoção estão procurando o sindicato e até mesmo a assessoria jurídica do Sindjus apreensivos quanto a possibilidade de não conseguirem suas remoções, já que o prazo de validade do concurso expira no próximo dia 27 de janeiro.

O diretor Aurino Luz garantiu que o concurso de remoção será prorrogado por mais 90 dias e que todos os servidores aprovados serão removidos dentro do prazo de validade do concurso. De acordo com ele, o que gerou transtornos foi o fato dos servidores acharem que seriam removidos automaticamente." Toda semana a diretoria de Recursos Humanos está fazendo novas remoções. Isso quer dizer que as remoções não estão paradas, o processo é lento mesmo”, justificou Luz.

Aurino Luz disse ainda que os servidores aprovados no concurso de remoção tem suas vagas preservadas e que, de maneira alguma, essas vagas serão ocupadas por novos servidores nomeados. Além de explicar que as vagas estão garantidas aos aprovados no concurso de remoção, o diretor também informou que as vagas que surgirem em São Luís não serão destinadas aos novos servidores como está sendo especulado. "As vagas que surgirem na capital serão disponibilizadas em novos concursos de remoção", disse.

Depois de conversar com o diretor de Recursos Humanos, os diretores do sindicato foram recebidos pelo ex-Diretor Geral da Corregedoria e atual Diretor Administrativo do TJMA, Francisco Pereira, para tratar sobre o atraso no pagamento das diárias denunciado pelo sindicato.

O diretor do Sindjus, Sergio Cavalcante, entregou todos os requerimentos de diárias indeferidos por falta de orçamento que chegaram ao Sindjus e falou mais uma vez sobre a denúncia do atraso no pagamento das diárias referentes ao treinamento do sistema THEMIS PG-3 realizado nos dia 1° e 2 de dezembro de 2009.

O diretor Francisco Pereira disse que tinha conhecimento sobre o atraso das diárias referentes a esse treinamento do THEMIS cujo pedido foi da Corregedoria e informou que, sem mais nenhum prejuízo para os servidores, essas diárias serão pagas. Ele explicou também que o atraso foi resultado da falta de dotação orçamentária no final de 2009 e que os servidores ainda não foram ressarcidos porque o orçamento de 2010 ainda não foi aberto. “A previsão é que até o final de janeiro, quando o orçamento de 2010 estiver liberado, essas diárias serão pagas”, garantiu.

Quanto as requisições de diárias indeferidas pelo setor de Recursos Humanos, o diretor administrativo disse que gostaria de conversar primeiro com o diretor Aurino Luz para saber o que aconteceu antes de prestar outros esclarecimentos. O diretor Francisco Pereira sugeriu uma nova reunião com o Sindjus para tratar sobre o assunto na próxima sexta-feira, 22, às 10h.

A reunião foi confirmada e na sexta-feira, 22, o Sindjus divulgará novas informações sobre as diárias. Já em relação ao concurso de remoção, a diretoria do sindicato pede para os servidores não satisfeitos com as explicações procurarem a assessoria jurídica do Sindjus para maiores esclarecimentos.