São Luís:Câmara rejeita revogação do aumento na passagens

O requerimento da vereadora Rose Sales (PCdoB) que pedia a revogação do aumento do preço da passagem de ônibus no âmbito municipal não foi aprovado pela Câmara Municipal na sessão desta segunda-feira, 1º. A proposição teve 17 votos contrários dos 19 vereadores presentes à sessão.

A líder do PCdoB na Câmara Municipal defendeu o requerimento antes de ir para votação argumentando que as explicações dadas pelo Secretário Municipal de Transito e Transporte, José Ribamar Oliveira, na sessão da última quarta-feira naquela Casa Legislativa, não foram convincentes, pois as planilhas de custos e o laudo técnico não caracterizaram um cuidado em garantir os interesses da população, mas sim das projeções de serviços dos empresários.

A parlamentar lembrou que a promotora do Consumidor, Lítia Cavalcanti, em entrevista a um jornal local, declarou o aumento estabelecido no dia 12/02/10, ilegal e abusivo. Além disso, afirmou ainda considerar o total descumprimento do acordo feito com os movimentos sociais de que o reajuste das tarifas só seria feito após a melhoria efetiva do sistema de transporte.

“A Câmara é um poder constituído e como tal, deve ter seu posicionamento considerado. Entendo que o reajuste é necessário, porém nos patamares condizentes com a realidade do trabalhador, e não os 23% que foram atribuídos. O requerimento era uma forma da Câmara manifestar seu posicionamento diante do Executivo e buscar mecanismos para a solução, mas vamos continuar lutando com os movimentos sociais e estarei presente na reunião de quinta-feira na SMTT”, afirmou a vereadora Rose Sales. A reunião a que a vereadora se refere será na quinta-feira, dia 04, na SMTT com a Comissão de Transportes da Câmara e demais vereadores para conversarem sobre o assunto.