UJS encerra fim de semana lançando IX Congresso estadual

A União da Juventude Socialista do Amazonas (UJS-AM) terminou o final de semana euforicamente ao lançar seu IX Congresso estadual, cujo tema é “Pra ser muito mais Brasil – UJS em defesa da Amazônia”, em plenária realizada neste domingo (28). Na ocasião estiveram presentes a pré-candidata ao senado Vanessa Grazziotin (PcdoB-AM) e o membro da executiva nacional da UJS Anderson Souza.

A líder da bancada do PcdoB na Câmara dos Deputados Vanessa Grazziotin fez uma exposição sobre conjuntura e ressaltou a polarização do debate político entre os avanços conseguidos pela base aliada do governo Lula, nos últimos anos, e o retrocesso defendido pela direita, que tenta voltar ao comando do país por meio da candidatura de José Serra a presidência da República.

Vanessa mencionou a última pesquisa divulgada pelo DataFolha, cujos números indicam o empate técnico entre a candidata do governo Dilma Roussef e Serra, para dizer que o projeto da direita está altamente comprometido.

A plenária realizada ontem foi a atividade final de uma programação iniciada desde quinta-feira (25). Dentre esses dias, cerca de 80 jovens participaram do curso estadual de formação e chegaram ao domingo para discutirem as bandeiras de luta e a mobiliação que culminará no IX Congresso estadual da organização, deliberado para os dias 28, 29 e 30 de maio.

Além dos militantes de Manaus, participaram os dos municípios de Silves, Rio Preto da Eva, Tefé, Manacapuru e Iranduba.

De acordo com o presidente estadual da UJS, Bruno Corrêa, o debate gerado sobre a mobilização para o congresso ampliou a meta dos 10 mil. “Abrimos a plenária propondo 10 mil filiados, mas recebemos várias contribuições que elevou esse número para algumas outras centenas”, afirmou.

Para além dos números, a organização dos jovens socialistas em diversas frentes de lutas esteve presente na discussão. A meta a partir daqui é organizar os filiados nos seguintes movimentos: estudantil secundarista e universitário, GLBT, cultura, jovens mulheres, comunitários e Hip Hop.

Com isso, a direção pretende intervir de forma ainda mais protagonista nos principais acontecimentos políticos da sociedade.

De Manaus,
Anderson Bahia