Encontro discute perspectivas da ação política da UNEGRO em Apodi

Ampliar a ação política e a representatividade social da União de Negros pela Igualdade. Esse é o objetivo da Unegro com a realização de uma reunião preparatória para Fundação do Núcleo Regional em Apodi.

“Este é um gesto de ousadia do PCdoB, no sentido de melhor se estruturar no combate a exclusão social”, afirmou o presidente do Unegro no Estado, Valdemir Sales. Segundo ele, a luta emancipacionista, contra a desigualdade social, o racismo, o machismo, envolve toda a sociedade na luta pela superação do capitalismo, causa maior da exclusão.

Em seus 22 anos de atuação, a Unegro sempre teve ampla participação de dirigentes e militantes do PCdoB em seus quadros. Para Valdemir, a ampliação é fruto de “um mosaico rico do que o PCdoB/RN tem nas suas fileiras”. E essa participação reforça o caráter de massas e plural que tem caracterizado a entidade.

Durante todo o dia, serão debatidos as teses e ações políticas da Unegro no curso do movimento negro.

Durante o encontro será proposta uma nominata para compor o Núcleo Municipal da Unegro. “Estamos chamando esses quadros também para as fileiras partidárias, para tirá-los do papel de coadjuvante e colocá-los como protagonistas na luta pela superação da sociedade capitalista”, reforçou Valdemir.

“A realização desta reunião, com representantes de diversos segmentos da sociedade, muito fortalece e referencia a luta da Unegro e do povo brasileiro contra o racismo e por mudanças”, ressaltou.

O QUE É A UNEGRO

A União de Negros pela Igualdade – Unegro, foi fundada em 14 de julho de 1988, em Salvador, na Bahia, por um grupo de militantes do movimento negro para articular a luta contra o racismo, com a luta de classes e contra as desigualdades de gênero. Seu principal objetivo é transformar o Brasil numa nação socialista e multiracial. Hoje, está presente nos estados da Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

No Rio Grande do Norte, a Unegro foi instituída em 22 de janeiro, e desde sua criação participa ativamente das principais atividades do movimento negro, contribuindo com a construção, mobilização, divulgação e execução de eventos e campanhas, como o Dia Nacional da Consciência Negra.

Com esta atuação, a União de Negros pela Igualdade se transformou num pólo efetivo de reflexões e organização dos negros brasileiros para a luta contra o racismo.

 

De Natal, Jana Sá