UBM – Aula inaugural do Curso Mulher mais Política e mais Poder

A UBM – União Brasileira de Mulheres – Coordenação no ES realizou no último sábado – 27/2 em Vitória-ES na sede do Sindipúblicos a primeira aula do Curso de Formação “Mulher mais Política e mais Poder”, o Projeto é uma realização da UBM Nacional e será executado consecutivamente em seis capitais em parceria com a SPM – Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Governo Federal.

Curso UBM - Luciana Bernardes

No Curso em Vitória foram inscritas 59 alunas de diversos Movimentos Sociais, Trabalhadoras, Estudantes, Juventude, Terceira Idade, Negras, Sindicalistas, lideranças comunitárias e partidárias, entre outras. Entre as inscritas se inscreveu a Presidente do Partido Progressista do Municipal de Vitória – Sra. Neide, a Sra. Maria Alice residente no Assentamento Rural de Ecoporanga e militantes dos partidos políticos PCdoB, PT, PSB, PSOL e PDT, entre outros.

 

Estiveram presentes na aula inaugural a Sra. Euzabeth Coordenadora Geral do CEDIMES, Sr. Gérson Presidente do Sindipúblicos, Marcilene Guimarães representando a UBM Nacional, Vanda de Souza – Gerente de Gênero da SEMCID, Maria da Penha representando o Movimento Negro e Direitos Humanos, entre outros. Todos e todas parabenizaram a iniciativa da UBM reconhecendo a importância da formação das mulheres para aumentar sua participação nos espaços de poder principalmente no controle social das políticas públicas.

Na aula inaugural foi apresentado o planejamento do curso e apresentação do II PNPM – Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.

O evento também teve um caráter festivo e um momento de encontro onde foi servido café da manhã com sorteio de brindes (flores).

Em Vitória o Curso será realizado em parceria com o Sindipúblicos e apoio de diversas entidades como SINDSEP, SINPRO, CTB-ES, CPV, UJS e do Gabinete do Vereador Namy Chequer, entre outras.

O Curso é coordenado pela Pedagoga Leonor Ferreira da Costa com o apoio da Coordenadora Estadual da UBM Luciana Bernardes.

As aulas serão ministradas por Professores graduados em Nível Superior com vivência nos Movimentos Sociais, Vanda Gasparini, Sara Cavalcanti, Hilma Valadares, Professora Milene Silva Cardoso, Maria da Penha Gaspar, Vanda de Souza e Luciana Bernardes em cinco Módulos:
1 – Autonomia econômica e Igualdade no mundo do trabalho com inclusão social.
2 – Educação Inclusiva, não sexista, não racista, não homofóbica e não lesbofóbica
3 – Saúde das mulheres, direitos sexuais e direitos reprodutivos
4 – Enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres
5 – Participação das Mulheres no espaço de poder e decisão.

No próximo Sábado 06/03, será discutido a História do Movimento de Mulheres e Dinâmicas de Grupo com apresentação de vídeos e confecção de cartazes para a Marcha do Oito de Março.

Por Luciana Bernardes – Coordenadora Estadual da UBM – ES e Secretária Municipal de Mulheres e Movimentos Sociais do PCdoB de Vitória – ES