Estudantes amazonenses participaram da reunião UNE/UBES

Nos últimos dias 05 e 06, sexta-feira e sábado passados, as entidades máximas representativas dos estudantes brasileiros União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) realizaram, em São Paulo, uma reunião conjunta de suas diretorias. Na ocasião, três líderes estudantis amazonenses participaram da atividade.

A presidente da União Estadual dos Estudantes do Amazonas (UEE-AM), Maria das Neves, o vice AM/RR da UNE André Marsílio, e o presidente da União dos Estudantes Secundaristas do Amazonas (UESAM), Natanael Gomes, estiveram presentes na atividade.

Na pauta, os desafios a serem enfrentados pelos estudantes brasileiros na Conferência Nacional de Educação (Conae) e um debate conjuntural sobre a participação dos movimentos na eleição de outubro próximo.

De acordo com Maria, a atividade foi bastante enriquecedora e as atividades desenvolvidas pelos estudantes amazonenses foram ressaltadas na reunião. “Nossa participação na etapa estadual da Conae foi elogiada. Segundo o que foi dito lá, o Amazonas foi um dos três estados em que os estudantes participaram de forma organizada na atividade”, destacou. Os outros foram São Paulo e Pernambuco.

O dirigente da UNE no estado, André Marsílio, ponderou sobre o debate eleitoral travado pelos líderes estudantis de todo Brasil. “O segundo dia foi reservado para avaliarmos as plataformas políticas executadas nos dois mandatos do governo Lula. Além disso, debatemos a importância que terá a plenária da Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), que tem objetivo de atualizar as resoluções do Plano Brasil e comprometer os candidatos a presidentes com a pauta apresentada pelos movimentos sociais”, disse.

Segundo ele, essa iniciativa deverá ter recortes estaduais. “Iremos nos articular com outras entidades dos movimentos sociais no estado e elaborar uma espécie de Plano Amazonas, que terá o mesmo objetivo”.

Nesse sentido, a presidente da UEE-AM ainda problematiza a participação dos amazonenses na atualização do Plano Brasil. “Acredito que nós devemos nos comprometer em dar mais visibilidade às questões amazônicas e incluir as pautas da região nesse debate nacional”, ponderou.

A Conae será realizada entre os dias 30 de março e 3 de abril. Já plenária nacional da CMS será realizada no dia 31 de maio.

De Manaus
Anderson Bahia